Ardência, cegueira e desespero: Anvisa e a interdição urgente de 50 marcas que podem estar na sua casa

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

A interdição da Anvisa de 50 marcas (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Anvisa fez a interdição urgente de 50 marcas por conta de cegueira e ardência

A Anvisa se viu obrigada a realizar a interdição urgente de 50 marcas, em fevereiro deste ano de 2023, que podem estar na sua casa e estavam causando ardência, cegueira e desespero em todos que consumiram os produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vigilância sanitária é o órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação, até o momento em que ficam disponíveis para a venda, e quando identificam algum problema, rapidamente emitem um alerta aos consumidores.

De acordo com o portal ‘Uol’, em fevereiro de 2023, a Anvisa proibiu a comercialização de mais de 50 pomadas para modelar e trançar cabelos que estavam disponíveis no mercado brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dezenas de marcas de pomadas modelares foram interditadas (Reprodução: Internet)

Ainda segundo o site, a medida foi tomada por conta de uma avaliação de risco feita pelo Ministério da Saúde, que indicou que os produtos estariam associados com diversas lesões oculares, como ardência e cegueira temporária, o que gerava um grande desespero em todos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Como o fato ocorreu no período próximo ao Carnaval, quando o uso de penteados tende a aumentar, a Anvisa proibiu esses produtos para que não ocorressem novos surtos de intoxicação ocular”, explicou o órgão.

Por conta disso, diversas marcas que podem estar na sua casa ainda hoje foram proibidas na época, como por exemplo Pomada para Tranças Ômegafix; Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos; Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças — Muriel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 400 produtos foram autorizados pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Ainda segundo o portal ‘Uol’, outras dezenas de marcas foram suspensas e a vigilância sanitária se viu obrigada a fazer uma apuração mais detalhada e em março de 2023 listaram mais de 400 pomadas capilares que podem ser comercializadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nesse período de interdição, foi verificada a redução de casos de notificações de eventos adversos gerais relacionados a esses produtos. Destaca-se também que a Agência não recebeu relato de evento adverso grave relacionado a nenhum dos produtos da lista dos que estão autorizados”.

Por tanto, hoje em dia, caso queira comprar uma pomada modeladora, é importante verificar a lista de produtos válidos, no site da Anvisa, para ter certeza que não trará nenhum problema para seus olhos.

A Anvisa é responsável pela averiguação de todos os produtos (Reprodução: Internet)

Quando a Anvisa foi criada?

A Anvisa, o principal órgão responsável pela averiguação de todos os produtos, desde a sua fabricação até a venda, foi fundada no dia 26 de janeiro de 1999

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile