Benefício preparado chega para trazer isenção e salvar os 60+

“Gratuidade total”: Novo benefício preparado chega para trazer outra isenção e salvar os 60+

Os idosos precisam ficar por dentro desse benefício anunciado que promete outra isenção e será mais um presente para salvar os idosos

20/12/2025 23h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosos precisam de atenção a esse benefício anunciado (Foto: Divulgação)

Graças a uma nova iniciativa da Câmara dos Deputados, os idosos podem ter direito a gratuidade total nesses ambientes e só falta uma aprovação

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados chegou com mais uma boa notícia para os idosos agora em dezembro. Eles aprovaram um projeto de lei que garante mais uma isenção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia é assegurar ao acompanhante da pessoa idosa desconto mínimo de 50% no ingresso de eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer. Pessoas da terceira idade por si só já tem garantida a isenção.

Mas, muitas vezes, eles deixam de ir porque não tem companhia e seu acompanhante não tem condições de arcar com os custos. Sendo assim, essa lei visa corrigir esse problema ao garantir isenção e desconto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o site Agência Câmara de Notícias, a proposta prevê gratuidade total do ingresso para o acompanhante quando a pessoa idosa comprovar a necessidade de auxílio ou cuidados especiais para poder participar do evento.

Se tudo der certo, essa comprovação será regulamentada pelo Poder Executivo, sendo proibida a exigência de laudos ou documentos excessivamente onerosos ou complexos.

Em que momento está essa proposta que vai ajudar os idosos?

Ela precisa ser aprovada, mas, como é algo bom a essa parte da população , após uma boa análise, pode-se esperar que no futuro seja aceita. Então, os acompanhantes de idosos só precisam aguardar um desfecho positivo.

O relator (substitutivo), deputado Geraldo Resende (PSDB-MS), comentou sobre essa iniciativa e as vantagens a esse público:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ao facilitar a presença do acompanhante, o projeto reconhece a necessidade de suporte para que a pessoa idosa desfrute plenamente das atividades, contribuindo para uma velhice mais ativa, saudável e integrada”.

E ele ainda defendeu expondo que o acompanhante vai apenas em auxílio do idoso: “O acompanhante, nesses casos, não está ali por lazer próprio, mas como um cuidador essencial para o exercício do direito da pessoa idosa, e o custo do ingresso pode ser uma barreira financeira”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, vale lembrar que o texto altera o Estatuto da Pessoa Idosa, que hoje já assegura à pessoa idosa o direito à meia-entrada. Dessa maneira, agora resta esperar por um desfecho positivo.

Quantos idosos existem no Brasil?

Segundo levantamento do último IBGE, o Brasil tem mais de 32 milhões de idosos (com 60 anos ou mais), representando cerca de 16% da população. Além disso, o número dessa parte da população está crescendo rapidamente e indicando um forte envelhecimento populacional, com projeções de que a proporção quase dobre até 2050.

ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA NOTÍCIA QUE INTERESSA A TERCEIRA IDADE

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.