A diretoria carioca arma a chegada de novos craques para o elenco do Botafogo ainda na temporada de 2026; confira mais detalhes

O Botafogo ainda está em período de férias, mas a comissão técnica já tem todo o planejamento definido para a volta da temporada. A reapresentação do elenco acontece na próxima segunda-feira (22), no CT Lonier, marcando o início de uma nova etapa de preparação antes do retorno das competições oficiais.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, segundo informações do portal Terra, para Franclim Carvalho, esse período pode fazer diferença no desempenho da equipe no segundo semestre. O treinador acredita que a pausa chega em um momento importante, tanto para recuperar o desgaste físico e mental dos jogadores quanto para colocar em prática conceitos que ainda não conseguiram ser trabalhados por causa da sequência intensa de partidas.

Reforços no Botafogo

Além disso, ele espera que o elenco receba reforços nas próximas semanas. A diretoria já trabalha em busca de ajustes pontuais, e o treinador deixou claro que considera algumas contratações necessárias para fortalecer o grupo.

Continua depois da publicidade

“Passamos um plano de férias aos jogadores e temos 20 dias, mas eles têm que trabalhar qualquer coisinha na mesma. É importante descansarem, porque a competição no Brasil é muito desgastante mentalmente. Que aproveitem, porque a segunda fase da temporada vai ser dura. Obviamente que queremos contratar jogadores e precisamos fazer alguns ajustes. Depois temos cerca de um mês para preparar até voltar à competição”, afirmou em entrevista.

Franclim no Botafogo - Foto: YouTube
Franclim no Botafogo – Foto: YouTube

Desde que assumiu o comando do Botafogo, Franclim teve pouco tempo para desenvolver seu trabalho. Entre uma partida e outra, os treinamentos foram reduzidos, o que limitou a implementação de suas ideias. Agora, com quase um mês sem jogos oficiais, ele acredita que conseguirá aproveitar melhor a preparação.

Continua depois da publicidade

A viagem para a Rússia faz parte desse planejamento, além dos quatro amistosos previstos, o treinador enxerga o período como uma oportunidade para dar mais identidade ao time e elevar o nível de competitividade antes da retomada da temporada.

“Vamos fazer uma mini pré-temporada de 12 dias na Rússia. Temos lá quatro jogos, mas acho que é importante e vai dar tempo para colocarmos ainda mais o nosso cunho pessoal. Fizemos 32 ou 33 treinos desde que cheguei, portanto fizemos dois treinos a cada jogo. Gosto muito de treinar e é muito importante ter este tempo de treino. Mas, acima de tudo, a prioridade é essa: descansarem. Para voltarem com fome, a mesma fome que eu tenho. Vamos precisar de trabalhar muito para conseguir os nossos objetivos”, completou.

Continua depois da publicidade

Durante a entrevista, Franclim também voltou a falar sobre a comparação entre o elenco atual e aquele que fez história em 2024. Na época, ele integrava a comissão técnica de Artur Jorge e participou das campanhas que terminaram com os títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores.

Na avaliação do treinador, o clube cresceu fora das quatro linhas, pois a estrutura oferecida aos profissionais evoluiu bastante nos últimos anos, mas isso não significa que o atual elenco tenha o mesmo potencial técnico daquele que conquistou os dois títulos.

Continua depois da publicidade

“Mudou muita coisa. O clube melhorou, as infraestruturas melhoraram. Quando estive aqui, em 2024, estreamos os vestiários, a academia e uma nova parte do CT. O clube melhorou muito. Os objetivos do clube têm que ser definidos, porque as condições hoje em dia são diferentes. As infraestruturas são melhores, mas os jogadores são diferentes, os treinadores são diferentes. É preciso uma gestão de expectativas real”, disse.

Botafogo assinou com Guilherme Risso (Reprodução: Divulgação)
Botafogo (Reprodução: Divulgação)

Análise de rivais

Na sequência, Franclim fez uma análise direta sobre o momento do Botafogo em comparação com outros clubes que brigam pelas principais competições do país. Para ele, Flamengo e Palmeiras seguem um degrau acima dos adversários, enquanto Fluminense e Cruzeiro também passaram a integrar esse grupo de equipes mais fortes.

“Em 2024, se não tínhamos o melhor, tínhamos um dos melhores elencos do Brasil. Agora não é essa a realidade. Naquela altura, tínhamos condições para ombrear com o Flamengo e Palmeiras, que neste momento são os clubes que estão acima. Este ano acho que temos que somar Fluminense e Cruzeiro, que são muito fortes, e nós neste momento não estamos nesse nível. Temos jogadores cobiçados e procurados por outros clubes que têm qualidade, mas no seu todo sabemos que temos que fazer alguns ajustes”, concluiu.

Com a reapresentação marcada, um período maior de treinamentos pela frente e a expectativa por reforços, o Botafogo inicia a preparação para o segundo semestre apostando na intertemporada para ajustar a equipe. A comissão técnica espera aproveitar esse intervalo para corrigir pontos importantes e chegar mais competitiva à sequência da temporada.

Textor - Botafogo (Foto: Reprodução)
Textor – Botafogo (Foto: Reprodução)