Anvisa interviu às pressas e decretou proibição de café falsificado com fragmentos similares a vidro
O café é mais que uma bebida, sendo praticamente um ritual e impulso para enfrentar os desafios do cotidiano. Ele está presente no começo da manhã, no intervalo do trabalho, nas conversas rápidas e nos momentos de pausa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, principalmente pelo alto consumo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está sempre em cena, cravando decretos e fiscalizando minuciosamente os produtos. Dessa vez, aliás, o órgão decretou a proibição da produção e venda de marca após grave risco.
Proibição da Anvisa
Em suma, de acordo com o portal G1, da Globo, a marca de café Câmara, teve a proibição decretada nesta semana pela Agência. A mesma, falsificou o selo de pureza da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a Abic relatou que a Sacipan, empresa responsável pela fabricação do café, não faz parte da associação desde 2016. A marca recebeu notificação por uso indevido do selo de pureza. Vale dizer que, a decisão se deu no último dia (23), após inspeções da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do Rio de Janeiro.
Nas inspeções, irregularidades foram encontradas na origem do produto e documentação das empresas responsáveis pelas embalagens. As ditas empresas apresentaram registros irregulares junto aos órgãos competentes, gerando preocupações sobre a conformidade e segurança do produto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fragmentos de vidro
Em suma, além das questões documentais, análises de laboratório feitas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen/RJ), identificaram fragmentos de corpo estranho. Os mesmos eram parecidos com vidro em um dos lotes do café (nº 160229).
Vale dizer que, a Anvisa pede que os consumidores parem o consumo do Café Câmara e descartem os produtos adquiridos de forma adequada. A agência ainda frisa a importância de adquirir alimentos somente em estabelecimentos que cumpram as normas sanitárias vigentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
IMPORTANTE: Ademais, a marca de café Câmara continha irregularidades e fez uso indevido de certificação da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Em outras palavras, estamos falando de uma empresa fake.
Como saber se o produto é proibido pela Anvisa?
Em suma, caso existam dúvidas, basta usar à opção “Consulta Genérica”. Na seção seguinte, basta preencher o formulário de pesquisa no campo “Nome do produto”. Às vezes, o nome de uma mercadoria não corresponde ao registro no órgão. Nesses casos, aliás, convém pesquisar o registro do produto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, veja mais notícias sobre a Anvisa CLICANDO AQUI.