Carne podre: Interdição de supermercado do RJ e alerta na Anvisa https://tvfoco.uai.com.br/carne-podre-interdicao-supermercado-rj-alerta-anvisa O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Thu, 25 Sep 2025 15:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ 2 toneladas de carne podre: Interdição contra supermercado popular do RJ liga alerta na ANVISA em 2025 https://tvfoco.uai.com.br/carne-podre-interdicao-supermercado-rj-alerta-anvisa/ Mon, 24 Mar 2025 13:51:55 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2357975 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Supermercado popular do RJ sofre interdição e liga o alerta da ANVISA em 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)
Supermercado popular do RJ sofre interdição e liga o alerta da ANVISA em 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

No dia 23 de janeiro de 2025, a Polícia Civil do Rio de Janeiro interditou um supermercado popular da região de Gramacho, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se do Mercado Vianense, o qual foi alvo após denúncias sobre a venda de carne podre, levando agentes da Delegacia do Consumidor a realizarem uma operação no local.

Supermercado Vianense em Duque de Caxias, RJ (Foto: Reprodução/Globo)

Sendo assim, a partir de informações do portal G1, a equipe especializada em fiscalizações e serviços traz abaixo todos os detalhes dessa operação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Coelho por lebre”

Durante a operação, os agentes apreenderam aproximadamente duas toneladas de alimentos impróprios para consumo.

  • Parte da carne estava sendo “maquiada” para parecer fresca, fazendo com que o consumidor levasse “coelho por lebre”.
Carne era maquiada (Foto Reprodução/Globo)
Carne era maquiada (Foto Reprodução/Globo)
  • Dois gerentes do estabelecimento conseguiram fugir, enquanto o chefe do açougue foi detido. Funcionários presentes foram encaminhados à delegacia para prestar depoimento.
Dois gerentes conseguiram fugir (Foto Reprodução/Globo)
Dois gerentes conseguiram fugir (Foto Reprodução/Globo)
  • Um inquérito foi instaurado para apurar a responsabilidade dos gerentes, que deverão responder por adulteração de produto alimentício, associação criminosa e por vender ou estocar mercadoria imprópria para consumo.

ANVISA em alerta!

Obviamente que essa situação ligou o alerta na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), afinal de contas, ela é a maior responsável por fiscalizar a qualidade dos alimentos comercializados no país.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Além disso, embora não haja informações específicas sobre um alerta emitido pela ANVISA em relação a esse caso, esse tipo de situação reforça a importância de ações rigorosas de fiscalização e controle sanitário.

10 toneladas de carne apreendidas (Foto Reprodução/Globo)
Duas toneladas de carne apreendidas (Foto: Reprodução/Globo)

Inclusive, situações semelhantes têm levado a intervenções de outras entidades, como a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), que em julho de 2024 autuou o supermercado Rio Sul, também em Duque de Caxias, devido a condições insalubres e comercialização de produtos impróprios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que o Mercado Vianense disse a respeito da interdição?

Até o momento, não há registros de declarações oficiais por parte do Mercado Vianense do Gramacho sobre o incidente ocorrido em janeiro de 2025. No entanto, o espaço segue em aberto.

Thumbnail Video Youtube

Qual é o risco de se consumir produtos impróprios?

De fato, a comercialização de alimentos impróprios para consumo representa sérios riscos à saúde pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ingestão de produtos contaminados pode levar a doenças transmitidas por alimentos, cujos sintomas incluem:

  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Dores abdominais;
  • Febre.

Em casos mais graves, podem ocorrer danos a órgãos vitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo porque a má conservação e o armazenamento inadequado de alimentos favorecem a proliferação de agentes patogênicos, como bactérias e fungos, aumentando o risco de contaminação.

Conclusão:

A Polícia Civil do RJ interditou o Mercado Vianense, em Duque de Caxias, após denúncias de venda de carne estragada, apreendendo duas toneladas de alimentos impróprios.

Durante a operação, foi descoberto que uma carne era maquiada para parecer fresca, e um açougueiro foi detido enquanto os gerentes fugiam.

A ANVISA ficou em alerta, reforçando a importância da fiscalização alimentar no país.

O supermercado não se pronunciou sobre a interdição, e o caso segue sob investigação. Mas, para saber sobre outras intervenções da ANVISA, clique aqui*.

The post 2 toneladas de carne podre: Interdição contra supermercado popular do RJ liga alerta na ANVISA em 2025 appeared first on TV Foco.

]]>