Carrefour, Pão de Açúcar e mais: Lei dos supermercados no RJ traz proibição em banheiros e atinge gigantes

Lei atinge principais estabelecimentos do Rio de Janeiro, como Carrefour, Pão de Açúcar e mais
Nesta segunda-feira, 13, iremos mostrar uma nova lei do Rio de Janeiro, que afeta os supermercados, como Carrefour, Pão de Açúcar e mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Lei Complementar nº 255/2022, sancionada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), traz uma proibição nos banheiros dos estabelecimentos.
Mas, afinal, qual é a lei?
A lei estabelece a obrigatoriedade de instalação de fraldários nos banheiros masculinos de shopping centers e estabelecimentos similares no município do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal G1, a medida é válida para locais que não disponham de um ambiente compartilhado para o uso de ambos os sexos.
Desse modo, a lei proíbe que estabelecimentos não disponham de um fraldário, que possa ser usado pelo pai ou mãe da criança.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Estabelecimentos afetados
A lei define a obrigatoriedade do fraldário aos locais que tenham grande fluxo de pessoas e que possuam infraestrutura de banheiros de uso público. A lista inclui:
- Supermercados
- Parques
- Estádios
- Ginásios esportivos
- Cinemas
- Teatros
- Casas de show e espetáculos

Objetivo da lei no Rio de Janeiro
De fato, o objetivo da lei é garantir que os pais que precisem trocar as fraldas de crianças façam em um ambiente adequado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a medida visa promover uma maior igualdade no acesso aos cuidados de higiene infantil e que locais públicos possuam a infraestrutura necessária.

Fraldário em supermercados
Por conta da lei, supermercados como o Carrefour, Pão de Açúcar e mais, deve ter um espaço reservado com os seguintes equipamentos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Bancada para a troca de fraldas;
- Lavatório;
- Equipamento para higienização das mãos.

Qual é a multa para o estabelecimento que não cumprir as regras?
Além disso, caso o estabelecimento não cumpra a determinação, o mesmo poderá receber uma multa, caso não regularize a situação.
A multa inicia em R$ 10 mil e pode ser dobrada em caso de reincidência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, a lei foi proposta pela vereadora Monica Benício (PSOL), juntamente com os vereadores Dr. Gilberto (Pode) e Felipe Boró (Patriota).
Considerações finais
Em suma, no ano de 2022, Eduardo Paes sancionou a lei que determina a instalação de fraldários em banheiros masculinos em estabelecimentos do Rio de Janeiro, como Carrefour, Pão de Açúcar e shoppings.
Veja mais informações sobre os principais supermercados clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Giovana Misson
Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.