Chá antioxidante com fruta popular ajuda a prevenir diabetes

Descubra um chá com fruta antioxidante popular que pode ajudar na prevenção da diabetes
Existe um chá natural com uma fruta que é rico em diversos benefícios para a saúde, inclusive ajuda na prevenção da diabetes. Aliás, essa bebida é feita com o caju, uma das fruta mais populares do Brasil e extremamente conhecida pelo seu sabor e benefícios para a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além de muito gostoso, o chá pode ser preparado a partir das folhas secas do cajueiro ou da casca do caju, oferecendo nutrientes que fortalecem o corpo e ajudam no controle do açúcar no sangue. A seguir, confira todos os detalhes sobre essa bebida e veja seus impactos na saúde de quem consome.
Chá de caju
O chá de caju tem benefícios que melhoram a imunidade, aliviam desconfortos digestivos e ainda reduz o açúcar no sangue. As folhas da árvore e a casca da fruta possuem substâncias antioxidantes e minerais que protegem as células contra os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e inflamações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, segundo o Metrópoles, as folhas do cajueiro têm efeito hipoglicemiante, o que significa que ajudam a reduzir os níveis de glicose e aumentam a sensibilidade à insulina. Dessa forma, quando aliado a uma boa alimentação e à prática de exercícios, o chá pode ajudar na prevenção da diabetes tipo 2.
De acordo com a nutricionista Laita Babio, a bebida reúne “vitamina C, taninos, flavonoides e minerais como ferro e magnésio”. Eles fortalecem o sistema imunológico, combatem o estresse oxidativo e contribuem para uma boa digestão. Veja os principais benefícios do chá:
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
- Ajuda no controle da glicose
- Fortalece o sistema imunológico
- Melhora a digestão
- Aumenta a absorção de ferro vegetal
- Contribui para o envelhecimento saudável
Como preparar o chá de caju?
- Ferva a água e, quando começar a borbulhar, adicione folhas secas ou pedaços da casca do cajueiro.
- Deixe em fogo baixo por cerca de 5 a 10 minutos.
- Evite ferver demais, pois o calor excessivo pode reduzir a vitamina C e outros compostos antioxidantes.
- Depois, coe e beba morno. O ideal é tomar uma ou duas xícaras por dia, sem exagerar.
Mesmo sendo natural, o chá de caju deve ser consumido com moderação. Gestantes, lactantes, crianças e pessoas com problemas renais devem evitar esse chá. Além disso, o consumo excessivo pode sobrecarregar o fígado e os rins por causa dos taninos e oxalatos, sendo assim sempre procure um médico antes de começar a consumir qualquer receita para a saúde.
Por fim, CLIQUE AQUI e veja todas as matérias de cuidados pessoais com o TV FOCO.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br