Detran anuncia emissão da CNH gratuita em setembro pelo programa CNH Popular; Veja cidades atendidas, documentos exigidos e como se inscrever
Conquistar a primeira habilitação (CNH) pode pesar bastante no bolso da maioria dos brasileiros. Entre exames, taxas e aulas práticas, os custos podem ultrapassar facilmente R$ 2 mil, o que torna o sonho de dirigir inviável para muitas famílias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o Detran do Ceará anunciou uma nova etapa do programa CNH Popular, que vai garantir a emissão gratuita desse documento tão essencial em setembro e promete atender uma lista com milhares de CPFs.
Essa iniciativa tem impacto direto na vida de quem sonha em dirigir, mas que não tem condições de arcar com os custos do processo. Com isso, a oportunidade se torna uma porta aberta para mais mobilidade e inclusão social no estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Onde o programa será realizado?
De acordo com o portal Diário do Nordeste, neste final de semana, mais precisamente entre os dias 13 e 14 de setembro, equipes do Detran-CE vão atender candidatos em seis cidades cearenses:
- Aquiraz;
- Itaitinga;
- Chorozinho;
- Pacatuba;
- Itarema;
- Amontada;
O cronograma prevê novas etapas em outros municípios, os quais serão divulgados posteriormente nos canais oficiais do Detran.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os critérios?
- Ser maior de 18 anos;
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
- Estudantes da rede pública, com bom desempenho escolar, também podem se candidatar;
- Trabalhadores com atividades que dependem da CNH para manter ou conquistar emprego também entram como prioridade.
MAS ATENÇÃO! Durante a inscrição, a equipe avalia esses requisitos e, em alguns casos, abre chamadas específicas para grupos prioritários.
Documentos exigidos:
Para participar, o candidato deve apresentar os seguintes documentos no dia do atendimento:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Documento de identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de endereço ou declaração de residência;
Além disso, é obrigatório ter inscrição prévia aprovada no programa.
Como funciona o processo da CNH popular?
O atendimento será feito por comissões do Detran em cada cidade. O inscrito deve comparecer na data agendada e acompanhar todas as etapas pelo aplicativo Meu Detran CE, disponível para Android e iOS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os candidatos aprovados terão acesso gratuito a:
- Taxas de habilitação;
- Exames médicos e psicológicos;
- Curso teórico e prático de direção;
- Provas teórica e prática.
Quem deseja participar do programa deve acessar o site oficial do Detran-CE, localizar a seção “Acompanhe sua inscrição” e realizar o agendamento.
No entanto, somente os candidatos previamente aprovados poderão dar continuidade ao processo. Mas, para saber mais informações sobre o programa social, entre outras regras, clique aqui*.