Detran do Rio de Janeiro aderiu substituto para serviço em cartórios trazendo grande facilidade aos motoristas
Desde 2022, seguindo em vigor agora neste ano, o Detran do Rio de Janeiro aderiu ao serviço de transferência digital de veículos, substituindo o serviço dos cartórios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, conforme apurado pelo TV FOCO, desde a época facilitando a compra e venda de veículos entre pessoas físicas, sem a necessidade de reconhecer firma em cartório ou contrato em papel.
De acordo com o ‘Portal do Trânsito’, pode se fazer a operação de transferência digital de veículos diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, com a assinatura digital do Gov.br.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Serviço digital substitui serviço dos cartórios
A assinatura eletrônica na Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) pode ser feita por qualquer proprietário. Assim, desde que o veículo tenha documentação digital – como os carros fabricados ou transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021.
Na operação, o vendedor entra no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, informa o CPF do comprador e realiza a assinatura digital.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comprador recebe a notificação e repete o processo, também no aplicativo. Para realizar a transação digitalmente, vendedores e compradores precisam ter o login qualificado no Gov.br.
A autorização fica armazenada no app da CDT. Em seguida, o comprador agenda a vistoria do veículo no Detran/RJ para concluir a transferência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Detran/RJ afirmou em 2022 que o novo sistema traz mais comodidade, tornando o processo mais simples, rápido e sem custos. O usuário não paga para usar a assinatura eletrônica avançada.
Veja o que disse o presidente do Detran RJ na época
“Agora, a autorização para transferência entre pessoas físicas vai poder ser feita de forma 100% digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A adesão do Detran/RJ à ferramenta da Carteira Digital de Trânsito faz parte da nossa meta de melhorar a qualidade do atendimento prestado aos cidadãos.
Nesse sentido, já introduzimos outros serviços pela internet, como o licenciamento de veículos digital, a carteira de identidade digital, o Posto Digital.
Vamos continuar avançando em nosso processo de transformação digital”, disse o presidente do Detran/RJ, Adolfo Konder.
Considerações finais
Ao substituir o processo tradicional de cartório, o órgão oferece mais praticidade, agilidade e economia para a compra e venda de veículos, além de garantir maior segurança jurídica com o uso da assinatura digital.
Como consultar e pagar o IPVA 2025 no RJ?
A consulta do valor do IPVA 2025 e a emissão do Documento de Arrecadação (DARJ-IPVA) ou Guia de Recolhimento de Débitos (GRD) podem ser feitas de forma simples e prática pela internet.
Em resumo, para isso, basta acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda ou do Detran-RJ e seguir os seguintes passos:
- Acesse a seção “Guia – Recolhimento de Débitos”.
- Informe o número do RENAVAM do veículo e o CPF do proprietário.
- O sistema irá gerar a guia de pagamento com o valor do imposto.
Atenção: O pagamento do IPVA 2025 não aceita PIX. Assim, o proprietário deverá utilizar canais autorizados, como bancos credenciados, para efetuar o pagamento.
Por fim, confira mais matérias sobre IPVA