Multa caríssima e Detran ciente: Lei de trânsito traz 3 proibições por hábito comum de motoristas HOJE (12)

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Entenda mudanças na CNH (Foto: Agência Brasil)

Prática tem diferentes esferas na constituição, mas ainda atinge boa parte dos motoristas, como aponta levantamento

Uma atividade comum – e muito perigosa – tem afetado um alto número de condutores nas ruas. No entanto, as penalidades têm aplicações em diferentes circunstâncias, incluindo uma autuação do Detran.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Trânsito, cerca de 28 pessoas são flagradas usando o celular ao volante a cada hora, o que é expressamente proibido. No geral, a infração é considerada gravíssima, mas existem diferenças.

Para se ter uma ideia, acontecem cerca de 92 acidentes nas vias públicas diariamente, o que é bem preocupante e nada aceitável para os órgãos fiscalizadores. Com o aumento no número de carros, as regras estão mais rígidas e, consequentemente, a fiscalização também tem ficado mais intensa, na intenção de reduzir os dados negativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Número de carros nas ruas está maior, mas lei acompanha demanda, aponta o Detran (Foto: Divulgação)

O Código de Trânsito Brasileiro aponta que utilizar, falar ou manusear o celular são situações diferentes. Por isso, cada uma tem seu peso e as multas referentes às práticas podem ser aplicadas pelas 3 esferas públicas: municipal, estadual e federal.

Na esfera estadual, por exemplo, a responsabilidade fica por conta do Detran. Além disso, a instituição tem como missão promover a educação para as ruas, planejar, coordenar, executar e controlar as ações relacionadas à habilitação de condutores, documentações e serviços para veículos. Todos os anos, eles também contribuem para o levantamento das estatísticas.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Volume de carros nas ruas aumentou e nova fiscalização atinge diretamente a CNH (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como funcionam as penalidades no trânsito?

O Detran segue responsável pela fiscalização e aplicação de multas em esfera estadual (Foto: Divulgação)

Conclusão

Segundo o Detran, o condutor que tiver a CNH cassada fica impedido de conduzir veículos durante 2 anos, contados da data da entrega do documento. No entanto, após o prazo e a entrega do certificado de frequência ao curso de reciclagem, ele pode se reabilitar novamente.

+ Aliás, ainda veja outras notícias sobre leis, mudanças nas regras das ruas, entre outras novidades!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile