Dormir ao lado do celular causa câncer? Essa é a verdade que todos precisam saber

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Mulher dormindo ao lado de um celular (Foto: Reprodução, Internet)

Essa é uma dívida que muitos brasileiros possuem por conta de falsas informações espalhadas no cotidiano; Descubra se realmente causa câncer

Você é o tipo de pessoa que costuma colocar o celular embaixo do travesseiro ou ao lado da cama na hora de dormir? Saiba que esse hábito é um tanto quanto perigoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque qualquer aparelho ligado – mesmo em modo avião – gasta energia e, consequentemente, aquece. Mas esse aquecimento pode ser ainda maior quando o objeto se mantém em ambientes apertados, como o celular embaixo do travesseiro, por exemplo.

Um dos maiores problemas de dormir com o celular embaixo do travesseiro, do cobertor ou até mesmo na mesa de cabeceira é o superaquecimento do aparelho. Os dispositivos não suportam temperaturas extremas, como calor ou frio intensos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a verdade sobre dormir com celular do lado (Foto: Reprodução, Internet)

Mas cientistas afirmam que o travesseiro ou cobertor por si só não tem a capacidade de superaquecer os celulares.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Geralmente, isso pode ocorrer pelo fato de as pessoas utilizarem muitos aplicativos e funcionalidades ao mesmo tempo. E não podemos esquecer do mais importante: deixar o celular carregando a noite inteira pode aumentar os riscos. Afinal, os carregadores geram mais energia do que o aparelho precisa e esquenta ainda mais.

De acordo com Joel Moskowitz, médico da Universidade da Califórnia-Berkeley, as ondas eletromagnéticas de radiação do celular podem ser classificadas como potenciais cancerígenos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dormir com o celular causa câncer?

No entanto, não existem estudos científicos suficientes para comprovar essa teoria. Segundo especialistas, não há provas de que a radiação emitida pelo celular possa causar efeitos tão drásticos como o desenvolvimento de um tumor cerebral.

Além disso, o Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, emitiu um comunicado afirmando que as pesquisas que associam o uso de celular ao câncer são incoerentes. Inclusive, a maioria das pesquisas sobre o tema eram realizadas com celulares antigos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dormir ao lado do celular pode trazer vários problemas (Foto: Reprodução, Internet)

Se por um lado não há comprovação de que dormir ao lado do celular cause câncer, esse hábito pode ter outros efeitos negativos na qualidade do sono.

A exposição à luz azul emitida pelos dispositivos eletrônicos pode afetar a produção de melatonina, um hormônio que regula o sono, resultando em distúrbios do sono e problemas de saúde relacionados.

Muitos médicos orientam manter o celular afastado do corpo. E ao ir dormir, de preferência, deixá-lo em outro cômodo. Isso porque limitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir faz parte das práticas de higiene do sono adequadas para ter uma noite de sono mais tranquila.

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Sair da versão mobile