Estado comemora: Salário mínimo sobe para R$2181 em 2026

Ilustração salário mínimo (Foto: Montagem TV Foco / GMN)
Continua depois da publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre como funciona o salário mínimo no estado do Paraná

A título de informação, alguns estados brasileiros acabam contando com salários mínimos próprios (regionais). Assim, diante disso, acaba sendo muito importante explicar que eles são superiores ao federal para ajustar a remuneração ao custo de vida mais elevado, como, por exemplo, podemos falar então sobre o estado do Paraná.

Essa prática utiliza a autonomia estadual para garantir um poder de compra maior, estimular a economia local e valorizar trabalhadores sem acordos coletivos, sempre prevalecendo o valor mais vantajoso.

Assim, estados mais ricos apresentam serviços, habitação e produtos básicos mais caros, exigindo salários maiores para uma vida digna.

É importante deixar claro que a lei acaba permitindo que os estados estabeleçam pisos salariais próprios, desde que superiores ao mínimo nacional, para cobrir necessidades locais específicas.

Estamos como o Paraná então fixam pisos superiores ao nacional. Assim, com regras específicas para diferentes categorias, o que reflete a disparidade de desenvolvimento econômico entre as regiões do Brasil.

Continua depois da publicidade

Qual acaba sendo o valor do salário mínimo no Paraná?

De acordo com informações do portal do estado, o Paraná acabou renovando p piso salarial para até R$ 2,4 mil e deve manter maior valor do Brasil em 2026.

Leia também

Continua depois da publicidade

“e Renda do Paraná (CETER) aprovou os novos valores do piso salarial estadual, válidos de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2026. A última faixa será de R$ 2.407,90, enquanto o salário mínimo nacional é de R$ 1.621. A medida representa mais um avanço na política de valorização do trabalho no Estado e consolida o Paraná como referência nacional na construção de instrumentos de proteção à renda dos trabalhadores”, diz o Governo do estado.

Confira a seguir sobre como acabam funcionando as faixas salariais:

Continua depois da publicidade
  • A Faixa I atende agropecuária, pesca e setor florestal e oferece R$ 1.984,16 mensais.
  • ⁠A Faixa II contempla trabalhadores do comércio e serviços administrativos, com remuneração de R$ 2.057,59.
  • ⁠Na Faixa III, destinada aos trabalhadores da indústria, o valor é de R$ 2.123,42.
  • ⁠Por fim, a Faixa IV destina-se a técnicos de nível médio, pagando o máximo de R$ 2.275,36.

Este ajuste visa superar em até 50% o salário mínimo nacional.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

Tópicos nesse artigo:

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br