Falência e venda por mixaria em leilão: Varejista número 1 do Shopping Tatuapé afunda em 2025

Varejista nº1, presente nos principais shoppings de SP, incluindo o Shopping Tatuapé, acaba de passar por mais um revés após falência.
6 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Varejista nº1 dos shoppings de SP, como o Shopping Tatuapé, tem último ativo vendido em leilão em 2025 após falência (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Internet/Lennita)

Varejista nº1, presente nos principais shoppings de SP, incluindo o Shopping Tatuapé, acaba de passar por mais um revés após falência

Uma das maiores varejistas, considerada anteriormente a maior rede de lojas multimídias do Brasil e um ícone em shoppings de grande fluxo, como o Shopping Tatuapé, em São Paulo, enfrenta mais um capítulo triste e afunda as últimas esperanças de um possível retorno em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da icônica e centenária Saraiva, que teve sua falência decretada em outubro de 2023.

Agora, ela acaba de ter um dos seus últimos ativos, o domínio “saraiva.com.br”, colocado em leilão por uma “mixaria” em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Saraiva teve sua falência decretada em outubro de 2023 (Foto: Reprodução/Internet)

O site está em leilão pelo Registro BR, com lances iniciais de apenas R$ 40, após a marca deixar de renová-lo.

Diante disso, a equipe especializada em economia do TV Foco, baseada em informações oficiais do próprio site Registro BR, Exame e G1, traz todos os detalhes sobre esse leilão e todo o cenário que levou a Saraiva à quebra.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dados do leilão:

Conforme dito acima, o domínio da Saraiva foi incluído na lista de leilões após não ser renovado pelo Registro BR.

Inclusive, qualquer brasileiro cadastrado no órgão pode participar dos lances:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Status do domínio da Saraiva (Foto: Reprodução/Registro BR)

Segundo informações disponíveis no site do Registro BR, órgão responsável pela administração de domínios no Brasil, o leilão do domínio “saraiva.com.br” segue o procedimento padrão.

Em declaração ao Exame, um representante do Registro BR explicou que:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Domínios de marcas conhecidas, como o da Saraiva, costumam atrair múltiplos interessados, o que pode elevar o valor final do leilão.”

No entanto, até o momento, não há novas informações sobre lances significativos ou compradores interessados em adquirir o domínio.

A trajetória de declínio da Saraiva

A Saraiva, a qual já foi sinônimo de cultura e entretenimento em shoppings de todo o país, começou a enfrentar sérias dificuldades financeiras a partir de 2018, quando entrou em recuperação judicial.

Saraiva da unidade do Shopping Tatuapé por dentro/ Livros voltados ao mundo geek (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Foursquare)

Falência decretada:

A 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo decretou oficialmente a falência em outubro de 2023.

O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho apontou o descumprimento do plano de recuperação judicial como motivo para a decisão.

Com isso, a empresa deixou de existir tanto no meio físico quanto no digital, o que resultou na exclusão de seus perfis nas redes sociais e na descontinuação de suas operações online.

Uma das unidades da livraria que foram fechadas (Foto: Reprodução/ Internet)

Além disso, a empresa informou oficialmente que a RSM Brasil Auditores Independentes deixaria de prestar serviços à rede:

“Com o fim do processo de recuperação judicial, a empresa entra em falência definitiva, e a administração dos bens será específica a um administrador judicial” – informaram os autos.

A empresa ainda possuía:

Declarações dos representantes legais

Ainda em outubro de 2023, por meio de uma petição apresentada pelo TWZ Advogados, escritório que representou a Saraiva, e obtida com exclusividade pela Bloomberg Línea, foram apresentadas algumas alegações:

“A Saraiva encontra-se atualmente em uma grave (e insanável) crise econômico-financeira e não tem mais qualquer possibilidade de dar prosseguimento à sua atividade empresarial.”

“Por mais que tenha reunido as condições necessárias para pleitear a sua recuperação judicial, como o fez há 5 (cinco) anos, no final de 2018, a situação é, hoje, ainda mais delicada, não havendo mais alternativa senão o requerimento de sua própria falência, para a liquidação da empresa e o pagamento de seus credores” – Finalizou a Saraiva no documento.

Impacto cultural e emocional

Vale destacar que a Saraiva não era apenas uma livraria, mas um espaço de convivência e cultura.

A unidade do Shopping Tatuapé, por exemplo, era conhecida por sediar eventos literários e lançamentos de livros, além de ser um ponto de encontro para fãs de diversos nichos.

O fechamento das lojas e a falência da empresa geraram comoção entre os consumidores, que lamentaram a perda de um dos maiores nomes do varejo brasileiro.

O anúncio de falência da centenária gerou forte comoção, especialmente entre os consumidores que frequentavam as lojas físicas e sentiram a ausência de um dos maiores nomes do mercado editorial, conforme podem ver no vídeo abaixo:

Até o momento, não foram encontradas manifestações públicas adicionais da Saraiva sobre sua falência além dos comunicados oficiais mencionados.

Mas, o que restou da Saraiva?

Embora existam empresas com nomes semelhantes, as mesmas não possuem qualquer ligação com a antiga livraria.


Campo de pesquisa – Saraiva (Foto Reprodução/Google)

Para os consumidores, resta a lembrança de uma empresa que foi sinônimo de cultura e inovação no varejo brasileiro.

Mas, para saber mais informações de outras falências e crises empresariais, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile