Triste adeus: Fechamento de doceria tradicional em shopping nº1 de Salvador abala soteropolitanos

Saudade açucarada: Salvador perde ícone gastronômico com o encerramento de doceria emblemática em um dos maiores shoppings da cidade
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Doceria, localizado em shopping nº1 de Salvador (BA), abala clientes (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva)

Saudade açucarada: Salvador perde ícone gastronômico com o encerramento de doceria emblemática em um dos maiores shoppings da cidade

E uma renomada e tradicional doceria e delicatessen surpreendeu milhares de soteropolitanos em 2023 ao anunciar o fechamento de uma de suas unidades mais icônicas, localizada em shopping nº1 de Salvador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da Perini, a qual surgiu ainda nos anos 60, criada pelos sócios Delmiro Carballo Alfaya e José Faro Rua – conhecido como Pepe.

Na época, a empresa ainda se chamava Panificadora Elétrica da Barra, mas já tinha como objetivo oferecer produtos diferenciados e um atendimento especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fechamento mencionado trata-se da unidade que ficava no Shopping Barra, o qual ocorreu após 35 anos de funcionamento, no dia 20 de abril de 2023.

Esse evento marcou o fim da presença da marca nos shoppings da cidade. Diante desses fatos e a partir de informações dos portais Correio e Metro 1, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todos os detalhes do ocorrido abaixo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unidade da Perini em Shopping Barra, em Salvador (Foto Reprodução/Alô Brasil)

Histórias e mudanças

A história da Perini é marcada por mudanças e expansões ao longo dos anos:

Desde então, a empresa passou por mudanças significativas que impactaram a relação dos clientes com a marca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira loja da Perini, localizada na Barra, foi fechada ainda em 2021, após 57 anos de existência, que aliás, teve o prédio demolido, como podem ver abaixo:

Na época, ainda lhe restavam quatro unidades em Salvador, sendo que uma delas já possuía prazo para fechamento:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, à época, a empresa afirmou que consideraria aproveitar os funcionários da unidade em outras lojas da companhia:

“Os colaboradores serão considerados para atuar nas outras unidades da rede (Graça, Pituba e Café Costa Azul). A Perini reforça seu compromisso em seguir oferecendo produtos de qualidade para melhor servir aos seus clientes.”

Atualmente a Perini conta com apenas três unidades abertas na região além do delivery (Foto Reprodução/Maps)

Mudanças na qualidade e impacto nos consumidores

De acordo com o portal Correio, desde a aquisição pelo grupo Cencosud, muitos clientes perceberam mudanças na qualidade dos produtos e no atendimento.

Relatos apontam que a atenção aos consumidores já não é mais a mesma e que há reclamações sobre os dados de produção dos alimentos.

A comunicóloga Ana Oliveira, de 39 anos, a qual possui uma relação afetiva com a Perini, pois frequentava a unidade da Barra desde criança, informou que a qualidade já não era a mesma:

“Eu percebi as mudanças na qualidade dos produtos, os funcionários não ficaram tão motivados, e quando vi a expansão de outras delicatessens com qualidade melhor, senti de verdade que a Perini estava perdendo espaço.

Ela acredita que a perda de qualidade está ligada à ausência de Pepe e de seu filho, André, na gestão da empresa após a venda para o grupo chileno.

Segundo Ana, eles mantêm um contato próximo com os clientes e garantem a excelência dos produtos.

“A diferença, eu acredito, é que os atuais donos da Perini tiveram uma visão de mercado diferente, e com a pandemia e a alta dos produtos não conseguem manter a qualidade em relação ao custo-benefício. Quando o Almacen Pepe abriu, senti que os ‘órfãos’ do que era a Perini se sentiram acolhidos de novo.

O crescimento do Almacen Pepe

Em contrapartida, enquanto a Perini enfrenta desafios e fechamentos, outra empresa criada por Pepe segue em ascensão.

O Almacen Pepe, fundado pelo antigo dono da Perini, vem crescendo e já conta com três unidades em Salvador.

Almacen Pepe, atual rede dos antigos donos da Perini, segue em crescimento (Foto Reprodução/Internet)

Muitos consumidores que sentiram a queda na qualidade da Perini migraram para uma nova rede, buscando um atendimento mais próximo e produtos de melhor qualidade.

Quantas lojas da Perini ainda existem em 2025?

Agora, a Perini conta com apenas três lojas em Salvador em 2025:

Além disso, segundo apurado, ela ainda atende via delivery na região.

Ao procurar declarações extras sobre esses fechamentos, de 2021 para cá, as mesmas não foram encontradas. No entanto, o espaço segue em aberto.

Conclusão:

O fechamento da unidade da Perini do Shopping Barra marcou o fim de uma era da rede nos shoppings mais frequentados pelos soteropolitanos, os quais cresceram frequentando a Perini.

No entanto, a rede ainda resiste com três unidades restantes e o serviço de entrega.

Por fim, para os clientes mais antigos, resta a nostalgia dos tempos áureos da marca e a esperança de que a tradição gastronômica baiana continue viva em outros espaços.

Mas, para saber mais sobre outros fechamentos na região, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile