Fim de 1h de almoço: Nova lei trabalhista crava mudança aos CLTs https://tvfoco.uai.com.br/fim-de-1h-de-almoco-nova-lei-trabalhista-crava-mudanca-aos-clts O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Mon, 10 Nov 2025 02:50:28 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Fim de 1h de almoço: Nova lei trabalhista entra em vigor em 2025 e crava mudança aos CLTs https://tvfoco.uai.com.br/fim-de-1h-de-almoco-nova-lei-trabalhista-crava-mudanca-aos-clts/ Sat, 31 May 2025 18:15:00 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2405738 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Lei trabalhista - Hora do almoço (Foto: Reprodução)
Lei trabalhista - Hora do almoço (Foto: Reprodução)
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Fim do intervalo tradicional de 1h para almoço é oficializado com nova lei trabalhista que altera a rotina dos trabalhadores CLT em 2025

Agora em de 2025, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) adotou novas regras que eliminam, em definitivo, o intervalo obrigatório de uma hora para almoço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida altera a rotina de milhões de brasileiros com carteira assinada, encurtando o tempo de pausa e permitindo jornadas mais compacta.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis trabalhistas e das informações do Mais Goiás, detalha lei que permite redução no horário do almoço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Horário do almoço

Desde 15 de abril de 2025, entrou em vigor uma nova legislação trabalhista que permite a redução do intervalo intrajornada de uma hora para 30 minutos em jornadas superiores a seis horas.

CLT
O trabalhador que cumpre mais de 6 horas diárias tem direito a uma hora de almoço (Foto: Divulgação)

Contudo, a medida, que já era prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) desde a reforma de 2017, agora conta com regulamentação mais clara, estabelecendo critérios específicos para sua aplicação.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Lei trabalhista

Contudo, para que a redução seja válida, é necessário que haja um acordo ou convenção coletiva entre a empresa e o sindicato da categoria.

Além disso, a empresa deve oferecer infraestrutura adequada para o descanso dos trabalhadores, como um refeitório com condições de higiene e conforto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, essas exigências visam garantir que a saúde e o bem-estar dos empregados não sejam comprometidos com a diminuição do tempo de pausa.

Lei trabalhista em vigor confirma 15 dias de descanso EXTRA - (Montagem / TV FOCO)
Lei trabalhista (Montagem / TV FOCO)

Regras

Porém, a nova legislação também se aplica ao regime de trabalho remoto. Os empregadores devem conceder intervalo intrajornada aos trabalhadores em home office, podendo reduzi-lo para 30 minutos mediante acordo coletivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, as empresas devem garantir o cumprimento dessa pausa, mesmo que façam o controle de jornada de forma virtual.

Alerta

Caso a empresa reduza ou elimine o intervalo sem atender às exigências legais, o trabalhador passa a ter direito ao recebimento de horas extras correspondentes ao tempo suprimido, com acréscimo de pelo menos 50%.

Essa indenização inclui ainda os reflexos legais em férias, 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), descanso semanal remunerado (DSR) e contribuições previdenciárias.

Quais são as condições para a redução do intervalo de almoço?

  • Jornada de trabalho superior a 6 horas;
  • Acordo ou convenção coletiva com o sindicato da categoria;
  • Infraestrutura adequada para o descanso, como refeitório com higiene e conforto.
FIM do almoço de 1h e nada de 8h de trabalho: Lei trabalhista em vigor em 2025 confirma 2 sentenças a CLTs - Foto: Montagem
FIM do almoço de 1h para CLTs – Foto: Montagem

CONCLUSÃO

Por fim, a redução do intervalo de almoço para 30 minutos representa uma flexibilização das relações de trabalho. Assim, permitindo ajustes na jornada conforme as necessidades de empregadores e empregados.

Contudo, os responsáveis devem implementar essa mudança com responsabilidade, garantindo que não prejudiquem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Veja também matéria especial sobre: Tchau, Seguro-Desemprego: Lei trabalhista revela 3 grupos que não receberão o benefício em 2025.

The post Fim de 1h de almoço: Nova lei trabalhista entra em vigor em 2025 e crava mudança aos CLTs appeared first on TV Foco.

]]>