Isenção do IPTU: Governo estadual comunica fim de imposto aos idosos 60+ em 5 passos

Um governo estadual confirmou para a sua população idosa que poderão ter direito a isenção do IPTU, se cumprirem requisitos

04/12/2025 7h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Governo estadual isenta IPTU para alguns idosos 60+ (Reprodução: Montagem TV Foco)

Um governo estadual confirmou para a sua população idosa que poderão ter direito a isenção do IPTU, se cumprirem requisitos

Idosos de uma cidade brasileira estão comemorando a possibilidade de terem a isenção do IPTU, já pensando no ano de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem estiver dentro dos requisitos determinados pelo governo estadual pode solicitar esse benefício em apenas cinco passos online.

De acordo com o portal ‘G1’, a partir de janeiro de 2026, os idosos com 60 anos ou mais poderão ter a isenção do IPTU na cidade de Macapá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida se dá por conta do Decreto n° 6.277/2025, publicado pela Prefeitura da capital do Amapá. Dá para solicitar a isenção na Central de Atendimento ao Contribuinte.

Mas também, de maneira facilitada, dá para solicitar de maneira completamente online, mas o idoso precisa seguir todos os requisitos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A primeira regra é ter 60 ou mais anos de idade, e além disso possuir apenas um imóvel na cidade de Macapá. Isso desde que utilizado como moradia de sua família.

Por fim, precisam ter uma renda familiar mensal que seja inferior a oito salários mínimos. Ou seja, a renda mensal familiar deve ser inferior a R$12 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
IPTU isento aos idosos em Macapá (Foto: Reprodução/Internet)

Saiba como solicitar a isenção do IPTU

Caso você tenha mais de 60 anos, more em Macapá e atenda os requisitos, precisa saber os 5 passos para solicitar a isenção.

O pedido pode ser de maneira online e para isso você precisará separar um documento de identidade e o CPF. Também necessita do comprovante de residência atualizado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Certidão de registro de imóveis ou algum documento que comprove a titularidade. Precisa da comprovação de renda, para que mostre ser menor que o limite.

Por fim, a certidão negativa de débitos fiscais. Todos os documentos possuem validade de um ano, ou seja, precisam renovar a isenção anualmente.

Caso os idosos não tenham acesso a internet, ou sintam dificuldade, podem apresentar os documentos na Central de Atendimento ao Contribuinte, na Avenida Procópio Rola.

Entenda o IPTU

  • O IPTU é um imposto brasileiro previsto no inciso I do artigo 156 da Constituição Federal de 1988;
  • É composto pelo Imposto Predial, cobrado sobre imóveis construídos;
  • Além dele, também tem o Imposto Territorial Urbano, cobrado sobre terrenos não edificados;
  • Porém há alguns municípios que oferecem isenção para alguns de seus habitantes;
  • Fique por dentro das regras que envolvem o IPTU na cidade onde mora, para saber se tem direito a alguma isenção ou desconto.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.