Idosos já podem respirar aliviados: Pessoas com mais de 60 anos estão livres do pagamento destas 4 dívidas

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

25/02/2024 21h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosos podem se isentar de dívidas (Foto: Reprodução/ Internet)

Idosos com 60+ podem ficar livres de até 4 dívidas

É indiscutível que os idosos possuem uma série de direitos e garantias protegidos pela lei. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre 4 dívidas que esse grupo com mais de 60 anos pode se livrar de pagar e aliviar definitivamente o bolso e poder respirar em paz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando sobre a lei do Superendividado, se refere aquela pessoa que não consegue pagar suas dívidas e manter o mínimo para sobreviver. Entretanto, não é qualquer conta que traz esse benefício para o idoso, mas sim aquelas relacionadas ao consumo e vinculadas a instituições financeiras.

Dessa forma, foi pensando nisso que, para proteger os grupos mais vulneráveis, como, por exemplo, idosos, entre outros, as instituições financeiras não podem fazer ofertas ativas, o Governo construiu uma legislação para isentar alguns desses grupos do pagamento de algumas dívidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse sentido, podemos citar algumas dessas dívidas, sendo elas:

  • contas de água, luz, telefone, gás;
  • boletos e carnês de consumo;
  • empréstimos com bancos e financeiras;
  • crediários e parcelamentos em geral.
A conta de luz é uma das contas pagas mensalmente pelos brasileiros (Reprodução: Internet)

A conta de luz é uma das contas pagas mensalmente pelos brasileiros (Reprodução: Internet)

No entanto, mais uma vez, não entram nessas dívidas as contraídas de má-fé ou fraudes. Pendencias como impostos e tributos em geral, multas de trânsitos, entre outras, também não podem ser renegociadas. Isso porque não se enquadram no rol definido como consumo e manutenção.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Como foi criada a iniciativa?

Essa iniciativa foi lançada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) em parceria com as instituições financeiras, que trouxe também a autor regulação bancária que estabelece medidas para regular a oferta de consignados aos idosos, protegendo esse grupo e faixa etária.

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) (Foto: Reprodução/ Internet)

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) (Foto: Reprodução/ Internet)

Além disso, essa medida ainda visa trazer benefícios para aquelas pessoas que tanto contribuíram para a construção do nosso país e agora poderão ter de volta algumas regalias na vida, como a isenção dessas importantes dívidas, trazendo garantia de uma boa qualidade de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.