Pelo de rato em molho e pedaços de insetos no café: Decreto da ANVISA traz descoberta sobre 2 populares

Já imaginou descobrir pelos de ratos no molho? E se deparar com fragmentos de insetos no café? Veja o que um decreto da ANVISA revela sobre

25/02/2025 4h00

4 min de leitura

Imagem PreCarregada
ANVISA permite presença de insetos em café e pelos de ratos em molho de tomate, entenda o motivo (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Freepik)

Já imaginou descobrir pelos de ratos no molho de tomate? E se deparar com fragmentos de insetos no café? Falando assim, parece inimaginável, no entanto, veja o que um decreto da ANVISA revela sobre isso

Pode soar absurdo, mas é bem possível que alimentos comuns e populares da mesa dos brasileiros, como molho de tomate e o indispensável pó de café, contenham “pedaços” de insetos, pelos de roedores e até mesmo outras “surpresas” indesejadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque um decreto da ANVISA revela uma norma que regulamenta a presença, desde que esses materiais estejam em níveis considerados seguros para o consumo humano.

Anvisa proíbe 2 queridinhos das 30+ (Foto: Divulgação/Internet)
ANVISA (Foto: Reprodução/Internet)

A norma, conhecida como RDC-14, publicada ainda em 2014, estabelece limites toleráveis para essas impurezas, que são praticamente inevitáveis no processo de produção de alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas como isso funciona? E por que a ANVISA permite que esses fragmentos estejam presentes no que comemos?

Pensando em sanar todas essas respostas e baseados em informações da própria norma regulamentar acima, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz tudo o que você precisa saber sobre isso abaixo:

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O que é a RDC-14?

Conforme citado acima, a RDC-14 da ANVISA define:

  • Limites de tolerância: Quantidades máximas de fragmentos de insetos, pelos de roedores e outras matérias estranhas permitidas em alimentos industrializados.
  • Objetivo: Garantir a segurança alimentar, reconhecendo que é impossível eliminar completamente esses resíduos durante a colheita, transporte e processamento dos alimentos.

Quais alimentos podem conter fragmentos?

A RDC-14 especifica os limites para diferentes tipos de alimentos. Confira alguns exemplos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Molho de tomate e derivados: Até 10 fragmentos de insetos e 1 fragmento de pelo de roedor em cada 100 g.
  • Café torrado e moído: Até 60 fragmentos de insetos a cada 25 g.
  • Biscoitos e produtos de confeitaria: 225 fragmentos de insetos para cada 225 g.
  • Orégano: 20 fragmentos de insetos em 10 g.
  • Chá de menta ou hortelã: Até 300 fragmentos de insetos e 2 fragmentos de pelos de roedor por 25 g.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Tolerâncias estipuladas pela ANVISA para pelos e fragmentos de insetos (Foto Reprodução/Youtube)

Mas, por que esses fragmentos estão presentes nos alimentos?

A presença de matérias estranhas em alimentos industrializados é resultado de uma série de fatores naturais e industriais, os quais muitas vezes são inevitáveis, como:

  • Colheita e transporte: Insetos e pequenos animais habitam plantações e podem ser levados junto com os alimentos.
  • Armazenamento: Durante o armazenamento, os alimentos podem entrar em contato com roedores ou insetos.
  • Processamento industrial: Mesmo com controles rigorosos, é praticamente impossível eliminar 100% desses fragmentos sem encarecer excessivamente o produto.
Presença de fragmentos de insetos e pelos de roedores muitas vezes são inevitáveis por uma série de fatores (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva)
Presença de fragmentos de insetos e pelos de roedores muitas vezes são inevitáveis por uma série de fatores (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Lennita/Canva)

Esses fragmentos encontrados fazem mal à saúde?

Bem, como frisamos acima, desde que se respeitem esses limites estabelecidos pela RDC-14, a presença controlada desses materiais não compromete a segurança alimentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, se os limites forem ultrapassados, há risco sim de contaminação microbiológica, o que pode levar a intervenções da ANVISA, bem como ações da Vigilância Sanitária.

O que acontece se as empresas desrespeitarem a RDC-14?

O descumprimento da norma pode resultar em penalidades severas, incluindo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Interdição dos produtos irregulares.
  • Cancelamento da autorização sanitária.
  • Multas que variam de R$2 mil a R$1,5 milhão.

Além disso, os consumidores que adquirirem produtos reprovados têm direito à troca ou reembolso.

Uma curiosidade interessante é que o Brasil não está sozinho nessa prática. Nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) também permite a presença de fragmentos de insetos e outros materiais em níveis semelhantes aos estabelecidos pela ANVISA.

Considerações finais

Em suma, uma norma da ANVISA nomeada de RDC-14 garante que os alimentos que consumimos sejam seguros, mesmo com a presença de impurezas naturais.

Além disso, a ANVISA e outros órgãos fiscalizadores monitoram constantemente a qualidade dos produtos no mercado, assegurando que as empresas cumpram as normas e protejam a saúde dos consumidores.

Sendo assim, da próxima vez que você se servir de um café ou molho de tomate, lembre-se: esses fragmentos, por mais nojentos que pareçam, estão lá dentro dos limites considerados seguros.

Mas, para saber mais sobre outras normas e decretos da ANVISA, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.