Atenção, idosos: INSS comunica 2 atitudes para não perder o benefício de R$1518

Tudo sobre o que pode fazer brasileiros perderem benefício do INSS.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Instituto Nacional de Seguro Social (Foto: Reprodução)

Tudo sobre o que pode fazer brasileiros perderem benefício do INSS

A título de informação, a aposentadoria é o benefício previdenciário concedido pelo INSS para garantir a subsistência de quem deixa de trabalhar por idade ou tempo de contribuição. Além da aposentadoria, algo muito semelhante, que também paga um salário mínimo mensal, se trata do BPC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, com as reformas recentes, hoje temos diferentes modalidades pagas pelo INSS:

A saber, cada uma tem regras próprias e requisitos específicos. Sabendo de tudo isso, é importante que todos saibam também quais são as duas atitudes cruciais para que os segurados não percam um benefício em específico em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para melhor entender, o INSS fez um comunicado a idosos alertando sobre duas medidas essenciais para evitar o bloqueio do benefício de R$ 1.518. As novas exigências chegam com o principal objetivo de garantir a continuidade do pagamento, colocando em risco quem não se adequar às novas regras.

Bloqueio de benefício

​Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que tiveram seus pagamentos bloqueados devido à falta de inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico) devem tomar medidas imediatas para regularizar sua situação.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, a falta de atualização pode levar ao bloqueio do benefício, afetando milhares de famílias em todo o país.

Passos para Regularização:

Após a atualização, o BPC pode ser desbloqueado em até 72 horas. Para verificar se é necessário atualizar seu cadastro, utilize o aplicativo Meu INSS ou ligue para a Central de Atendimento 135.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem tem direito ao BPC do INSS?

​O Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é destinado a brasileiros natos ou naturalizados e pessoas com nacionalidade portuguesa que comprovem residência no Brasil.

Contudo, para ter direito ao benefício, a renda familiar per capita deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o BPC concede assistência a pessoas idosas com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência de qualquer idade que atendem aos critérios de vulnerabilidade social.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile