Produto n°1 dos salões de beleza em Fortaleza, Ceará, apresenta graves riscos à saúde e não possui regulamentação da Anvisa. Veja todos os detalhes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua em nosso país garantindo a segurança, qualidade e eficácia de alguns produtos e serviços de nosso cotidiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o órgão federal precisou agir às pressas fazendo uma proibição contra produto nº1 usado nos salões em Fortaleza, no Ceará. Diante disso, a Anvisa trouxe um alerta.
Tudo aconteceu após a consultora Adrielly Silva ter ficado sete dias internada em estado grave e precisar passar por três sessões de hemodiálise após fazer uma escova progressiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal G1, o caso aconteceu em Fortaleza e ela teve uma reação adversa ao ácido glioxílico, substância química utilizada no processo de alisamento.
Conforme o boletim médico, Adrielly Silva teve uma lesão renal grave, e a suspeita é que o corpo dela teve uma reação cutânea imediata à intoxicação causada pelo ácido.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ácido glioxílico tem sido utilizado em alguns procedimentos capilares alisantes e se tornou popular após a proibição do uso de formol para alisamento, conforme determinação da Anvisa.
Vale lembrar que o uso do ácido glioxílico não tem uma regulamentação da agência brasileira. Isso porque essa substância pode gerar efeitos adversos, como o que aconteceu com a mulher em Fortaleza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
Uma mulher em Fortaleza, no Ceará, acabou parando na UTI após apresentar uma reação adversa ao ácido glioxílico. Aliás, essa substância química utilizada no processo de alisamento. Vale lembrar que o produto em questão não tem uma regulamentação da Anvisa.
Onde a Anvisa atua?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atua no Brasil como órgão regulador responsável por controlar e fiscalizar produtos e serviços que possam oferecer riscos à saúde da população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, sua atuação abrange diversos setores, como alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, agrotóxicos, entre outros.
A ANVISA estabelece normas, realiza inspeções, autoriza o registro e a comercialização de produtos, além de promover campanhas de educação e prevenção em saúde.
Seu principal objetivo é garantir a segurança, eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população brasileira.
Por fim, veja: Fezes de rato nas bebidas: Vigilância lacra bar popular após descoberta horripilante em Cuiabá, MT.