Entenda quais são as novas regra aos antigos e novos motoristas do estado, que já estão em vigor, diante da alta demanda de veículos em circulação
Um recente levantamento do Detran apontou que a frota de automóveis já passa da faixa de 4,7 milhões no Paraná. Por causa do crescimento expressivo nos números, o órgão de trânsito vem exigindo mais atenção às regras este ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Elas são válidas para os carros e motos, envolvendo também as documentações dos meios de transporte particulares, sejam eles antigos ou novos. Existem, pelo menos, 3 decretos em destaque. Mas, um deles diz respeito à liberação da CNH dos condutores.
Agora, segundo o Detran, já é possível o uso das tecnologias dos próprios veículos durante as aulas de direção dos Centros de Formação de Condutores e no exame prático. Essa medida, porém, vale para autoescolas que tenham veículos novos e alunos da categoria B, aquela que permite conduzir veículos de quatro rodas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, surgem ainda outras 2 regras. Para tirar suas dúvidas, veja a seguir!
Bicicletas elétricas vão precisar de documentos?
Sim. Segundo a Resolução 996/2023 do Contran, os ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos precisam de registros no Renavam. No Paraná, por exemplo, o prazo para regularização, para quem tem veículos antes de julho de 2023, segue até 31 de dezembro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foto da CNH precisa de atualização?
Em alguns casos, sim. Este ano, a inspeção de trânsito local também tem facilitado o serviço. O motorista ou motoqueiro que precisar atualizar a imagem, já pode fazer a nova emissão através do aplicativo Detran Inteligente. O programa vale para dispositivos com Android, iOs e acesso à câmera com a nova funcionalidade.
Conclusão
- Em resumo, o Paraná destacou 3 regras em vigor no trânsito;
- Elas dizem respeito à emissão da CNH, veículos sem documentos e atualizações da carta;
- Segundo o último levantamento, a frota de automóveis locais já passa de 4,7 milhões;
- Este ano, surgem novos prazos e também a facilitação de acesso aos documentos de habilitação.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre as leis de trânsito em 2025!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE