Fim após 5 anos: Nova lei das placas é aprovada e vai depenar carros da Volks, Chevrolet e+ em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

01/02/2025 14h45

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei - Placas (Foto: Reprodução)

Lei das placas vai impactar carros de marca como a Volks, Chevrolet e outros gigante do marcado em 2025 com reformulação

Após cinco anos de discussões e mudanças, a lei das placas promete mexer com o mercado automotivo brasileiro em 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A legislação, que estar em vigor desde 2020, exige a troca de placas de veículos.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em leis e das informações do O Antagonista, detalha agora sobre mudança da placa padrão Mercosul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novas placas

Em 2025, o Brasil inicia uma nova etapa na identificação veicular com a implementação das placas padrão Mercosul, marcando um avanço importante na modernização do sistema de registro e fiscalização dos automóveis.

Mercosul, Detran
Desde 2020, a placa Mercosul se tornou obrigatória para carros novos (Foto: Governo Federal)

Autoridades já se mobilizam para que a transição seja eficaz e segura, beneficiando a integração regional e a segurança no trânsito.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Os órgãos de trânsito afirmam que a mudança, embora obrigatória para veículos novos desde 2020, impacta também os casos de transferência de propriedade e mudança de município.

Mudança

Com a nova legislação, as placas ganham um design moderno que inclui QR Code e elementos de segurança para coibir fraudes, aproximando o Brasil dos padrões internacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova Placa Mercosul (Foto: reprodução)
Nova Placa Mercosul (Foto: reprodução)

Especialistas destacam que a padronização propiciará um controle mais eficiente, agilizando processos de fiscalização e facilitando a circulação de veículos entre os países do Mercosul.

Esse movimento visa não só a modernização administrativa, mas também a redução de crimes relacionados a clonagem e falsificação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo formato

A nova placa Mercosul adota um formato alfanumérico renovado, que substitui o antigo padrão com três letras e quatro números.

A inovação permite mais combinações, atendendo à demanda crescente e eliminando problemas do sistema anterior. A combinação de design e tecnologia fortalece a identificação veicular e a cooperação entre os países da região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para facilitar o entendimento, confira abaixo os principais pontos sobre as mudanças:

  • Integração Regional: Padronização para facilitar a circulação entre países do Mercosul.
  • Segurança Avançada: Inclusão de QR Code e hologramas para evitar fraudes.
  • Design Moderno: Novo formato alfanumérico que aumenta as combinações disponíveis.
  • Flexibilidade na Transição: Troca obrigatória em situações específicas, como transferência de propriedade.
Detran
Entenda regra do Detran (Foto: Agência Brasil)

Trocar a placa do veículo é de graça?

A troca da placa do veículo no Brasil não é gratuita. Os custos variam conforme o estado e o serviço necessário.

Por exemplo, no Rio Grande do Sul, a taxa de vistoria de identificação é de R$ 104,37 para veículos médios, e a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) custa R$ 300,49.

Portanto, é importante consultar o Detran do seu estado para obter informações precisas sobre os valores aplicáveis.

Atenção

Os motoristas já recebem informações e orientações dos DETRANs para se adequarem às novas exigências, com campanhas educativas e canais de atendimento abertos para sanar dúvidas.

As autoridades reforçam a importância do cumprimento das regras para evitar multas e outros transtornos legais.

CONCLUSÃO 

Por fim, a adoção das placas padrão Mercosul representa uma etapa transformadora para o sistema veicular brasileiro, promovendo segurança, modernidade e integração regional.

Além disso, essa mudança, além de facilitar a fiscalização, prepara o país para uma mobilidade mais eficiente e alinhada às melhores práticas internacionais.

Veja também matéria especial sobre: “Até dia 31”: Detran-SP decreta proibição que abala a CNH e alerta chega voando a paulistas de 18 a 70 anos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.