“Por tempo indeterminado”: Lei em vigor libera idosos 60+ do pagamento em estacionamentos em 2025

Lei em vigor garante isenção no pagamento de estacionamentos para idosos com 60 anos ou mais em 2025. Medida vale por tempo indeterminado
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei - Idosos- Estacionamentos (Foto: Reprodução/ Internet)

Lei em vigor garante isenção no pagamento de estacionamentos para idosos com 60 anos ou mais em 2025. Medida vale por tempo indeterminado

Uma nova medida em vigor em 2025 está mudando a rotina de milhares motoristas com mais de 60 anos com a liberação do pagamento em estacionamentos por tempo indeterminado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme apurado pelo TV FOCO, milhares de idosos agora têm direito à gratuidade no estacionamento rotativo, com uso da vaga liberado por tempo indeterminado.

De acordo com o ‘G1’, a lei, já válida em Cuiabá, no Mato Grosso, também beneficia pessoas com deficiência (PCDs) e reforça a acessibilidade urbana como prioridade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isenção no estacionamento

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), a gratuidade vale exclusivamente para vagas de estacionamento rotativo em vias públicas.

Ademais, ela só pode ser utilizada mediante credenciamento prévio na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e também no aplicativo Digipare.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com as informações divulgadas pela fonte, pelo app, os usuários realizam a emissão digital do ticket, garantindo acesso à vaga sem custos.

Isenção do estacionamento aos idosos 60+ (Foto: Divulgação)

Ainda segundo a lei, o tempo limite para a permanência dos beneficiários nas vagas é de 4 horas, depois disso, tem que deixar a vaga livre, ficando dentro do compromisso de rotatividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As regras devem ser seguidas

Apesar da gratuidade e do tempo livre de permanência, é preciso seguir algumas normas para garantir o benefício sem riscos.

A principal delas é a exibição da credencial no painel do veículo ou em outro local visível. O descumprimento pode acarretar multa e 7 pontos na CNH para idosos e 5 pontos para PCDs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Responsabilidades e funcionamento do sistema rotativo

A operação do sistema rotativo em Cuiabá é de responsabilidade do Consórcio CS Mobi Cuiabá, contratado pela prefeitura por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

A empresa deve assegurar que o sistema permita o uso gratuito por idosos e PCDs credenciados. Já à Semob cabe a destinação e a sinalização das vagas exclusivas, garantindo acessibilidade adequada.

O horário de cobrança para os demais usuários permanece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.

Idosos e PCDs têm isenção no estacionamento (Foto: Reprodução/ Internet)

Aos domingos e feriados, o uso está liberado para todos. Vale lembrar que há tolerância de 10 minutos para ativação do ticket pelo app.

Considerações finais

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS IDOSOS NO BRASIL?

No Brasil, os idosos têm diversos benefícios garantidos por lei, como prioridade em filas, transporte público gratuito, vagas exclusivas, meia-entrada em eventos e acesso a medicamentos gratuitos.

Além disso, contam com o Estatuto do Idoso, que assegura direitos à saúde, dignidade, respeito e proteção social.

Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile