3 novas leis anunciadas aos trabalhadores pra 2024 surpreendem cidadãos
Novas leis acabam de ser anunciadas aos trabalhadores brasileiros para o ano de 2024, e todos já podem comemorar com liberação do FGTS, férias extras e muito mais novidades para começar o ano com o pé direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal do Senado Federal, uma nova lei dará o direito de sacar o saldo do trabalhador que pede demissão de sua conta-vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
A antecipação do saque aniversário é uma das formas de também sacar o FGTS retido por pedido de demissão. É necessário autorizar os bancos a consultarem ao saldo do Fundo de Garantia. Abaixo você consegue ver algumas opções de empréstimo com FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, em 2024 está previsto para entrar em vigor a lei trabalhista que defende a licença paternidade, ou seja, que tanto a mãe quanto o pai da criança tenha o direito de se gastar do trabalho por 120 dias.
O programa foi para as ruas e essa possível nova lei divide opiniões, onde pessoas concordam que o pai tem que ajudar a mãe nesse período, sem se preocupar com o serviço, mas outras acreditam que 4 meses é muito tempo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou sem vetos a lei que considera perigosas as atividades desempenhadas pelos agentes de trânsito. A medida garante adicional de periculosidade aos profissionais (em geral de 30% sobre o salário).
O novo texto legal diz que os agentes de trânsito exercem atividade perigosa por estarem continuamente expostos a “colisões, atropelamentos ou outras espécies de acidentes ou violências”. A nova legislação equipara os agentes de trânsito a trabalhadores expostos a produtos inflamáveis, energia elétrica e explosivos, por exemplo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como sacar o valor do FGTS?
Ao acessar o Aplicativo do FGTS, o trabalhador poderá consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.
FGTS garante a segurança aos trabalhadores em caso de demissão (Reprodução: Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notas de dinheiro e novos saques do FGTS (Foto: Reprodução / Guilherme Dionízio)
Licença paternidade pode ser de 120 em 2024 (Reprodução: Internet)