Lula sanciona lei trabalhista com 120 dias de folga a milhares https://tvfoco.uai.com.br/lula-sanciona-lei-trabalhista-com-120-dias-de-folga-a-milhares O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Thu, 02 Oct 2025 01:45:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ “Aprovado”: Lula sanciona lei trabalhista que garante 120 dias de folga a milhares de CLTs em 2025 https://tvfoco.uai.com.br/lula-sanciona-lei-trabalhista-com-120-dias-de-folga-a-milhares/ Tue, 30 Sep 2025 16:50:00 +0000 https://tvfoco.uai.com.br/?p=2492984 Lula / Carteira de Trabalho - Montagem: TV FOCO
Lula / Carteira de Trabalho - Montagem: TV FOCO
Lula / Carteira de Trabalho - Montagem: TV FOCO

Como uma grande vitória, Lula sanciona lei trabalhista que garante 120 dias de folga a milhares de CLTs

Mais uma vitória anunciada a milhares de trabalhadores CLTs neste ano de 2025. A saber, o presidente Lula (PT) acabou sancionando na última segunda-feira (29) o projeto que altera a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) para aumentar em até 120 dias a licença-maternidade após a alta hospitalar de recém-nascidos e suas mães.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A sanção altera trecho da Consolidação das Leis do Trabalho que trata sobre a licença-maternidade. Para quem não sabe, pelas regras atuais da CLT, a licença dura 120 dias. Assim, a mulher tem direito ao salário-maternidade, cujos custos devem ser arcados pela Previdência Social. O afastamento da gestante ocorre entre o 28º dia que antecede o parto e a data de nascimento do bebê.

Assim, portanto, com o texto aprovado pelo Congresso, será possível prorrogar a licença quando a internação hospitalar superar o prazo de duas semanas. A equipe médica terá de comprovar que a internação tem relação com o parto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ENTENDA

Vale salientar ainda que o projeto, de autoria da senadora Damares Alves, acabou sancionado durante a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada nesta semana em Brasília.

Por fim, a nova lei também permite o pagamento, por mais de 120 dias, do salário-maternidade nos casos de internação da mãe ou de recém-nascido por mais de duas semanas em razão de complicações médicas relacionadas ao parto.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Previsto em lei, o salário-maternidade pago às seguradas da Previdência Social por 120 dias. O prazo se inicia 28 dias antes do parto. Assim, a duração do benefício pode ser ampliada em casos específicos.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The post “Aprovado”: Lula sanciona lei trabalhista que garante 120 dias de folga a milhares de CLTs em 2025 appeared first on TV Foco.

]]>