Montadora GIGANTE, rival da Volkswagen, tenta ressurgir das cinzas após fracasso no país

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Montadora, rival da Volkswagen, tenta ressurgir das cinzas após fracasso que a obrigou fechar as portas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Grande montadora, que rivalizou diretamente com a Volkswagen em uma era de ouro, está tentando ressurgir das cinzas após amargar fracasso

Em um mercado competitivo como é o cenário da  indústria automobilística, nem todas as montadoras conseguem se manter e prosperar. Como é o caso de uma importante e marcante montadora brasileira que após amargar fracasso foi obrigada a fechar as suas portas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da  Miura, uma fabricante de carros esportivos que enfrentou  um período turbulento marcado pela queda absurda de vendas entre outras adversidades.

A Miura foi uma forte montadora dos anos 80 voltada à carros esportivos que rivalizou com a Volks entre os anos 70 e 80(Foto Reprodução/Internet)

Marcou a história

Ela que foi fundada em 1976,  por Aldo Besson e Itelmar Gobbi em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, chegou a rivalizar diretamente com a alemã Volkswagen em sua era de ouro, entre a década de 70 e 80.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, ela foi responsável por  lançar alguns modelos de carros marcantes na história, como o inesquecível Spyder de 1983.

De acordo com o portal Quatro Rodas, ele custava uma bagatela de Cr$ 12.500.000, o que equivale aproximadamente o valor de R$ 274.945.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora isso ele já nascia com a vantagem de ter chassi tubular e ser tracionado pelo motor 1.6 do Passat, com câmbio de quatro marchas e ainda instalado na traseira, que melhorou muito o desempenho.

O modelo Miura Spyder foi um dos mais marcantes da montadora (Foto Reprodução/Miura)

Queda

Infelizmente, apesar de muito aclamada, a montadora possuía um histórico repleto de desafios financeiros, que agravou no fim da década de 80.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Wikipédia, o lançamento do modelo X11, da Miura, foi um verdadeiro fracasso de vendas, e foi o que acabou prejudicando de forma expressiva a marca.

Vale dizer, que à época do seu lançamento, o modelo sofreu uma queda brusca já que ele não tinha melhorias em relação ao Top Sport e o cenário automobilístico passava pela reabertura  das importações de carros esportivos, onde grande parte do público preferiu comprar carros estrangeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lançamento do modelo X11, da Miura, foi um verdadeiro fracasso de vendas na década de 90 devido à forte concorrência com importados (Foto Reprodução/Internet)

Essa concorrência acabou culminando em uma forte crise financeira pra Miura, que acabou sendo engolida pelas marcas estrangeiras devido à sua reputação global e o apelo que acabava atraindo mais o público da época.

Segundo o portal Multiverso, em meio essa luta árdua de tentar competir com tais marcas, ela acabou sucumbindo e foi obrigada a encerrar as suas produções.

Ao longo de 15 anos a Miura fabricou cerca de 3500 carros e apesar de encerrar as atividades em 1992, ela chegou a seguir até 1997 fabricando carrocerias de luxo fabricadas sob encomenda, e nesse meio tempo surgiu seu último veículo, o BG Truck.

Mas a montadora está tentando ressurgir?

Para surpresa de todos, 15 anos depois, mais precisamente no ano de 2007, a empresa Rangel & Lima Indústria de Veículos Ltda. adquiriu o que ainda restava da Miura e, assim, foram programados alguns lançamentos de novos modelos.

O primeiro modelo a ser lançado seria o TSI e Miura M2, previsto para o ano de 2019. No entanto, com os impactos da pandemia de covid-19, os planos da montadora foram frustrados.

Sendo assim o lançamento acabou sendo  adiado para 2020, mas o avanço da pandemia afetou a tentativa de retorno da montadora e os planos ainda não foram retomados.

Porém os fãs da empresa e do estilo artesanal de veículos ainda torcem para um retorno da montadora.

De acordo com o portal Quatro Rodas, a Rangel & Lima ainda não deu um prazo de quando esse retorno triunfal irá ocorrer, o que se sabe é que não foi um plano totalmente descartado, o que ainda faz a esperança permanecer viva.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile