Nova lei chega como uma bomba para motoboys e trabalhadores da Uber e 99, e pode render multa e punição

Nova regra para motoboys e motoristas de aplicativo como Uber e 99, se infligidas, podem gerar multas e punições
Um dos empregos que mais se popularizaram, principalmente durante o período mais crítico pandêmico da Covid-19 foram os informais, inclusive, desde então, cresceu e muito o número de entregadores e motoristas por aplicativo como a Uber e 99.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal G1, só no ano de 2021, havia cerca de 1,4 milhão de brasileiros que trabalhavam tanto em aplicativos de transporte de passageiros como de entregas.

Motoristas de Uber e 99 podem ser enquadrados na nova lei que, se infligida, ela pode gerar multas e punições (Foto Reprodução/Internet)
Porém, o que muitos desses motoristas não sabem, é que segundo as novas leis de trânsito brasileiras, para que esses profissionais consigam exercer essa atividade sem grandes problemas, é preciso que eles tenham. além da CNH, uma inscrição no Exerce Atividade Remunerada (EAR),
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Consulta Pública, caso o motorista em questão não tenha esse documento, ele pode sofrer uma multa de até R$293,47.
Vale mencionar que essa nova regra já está vigente desde dezembro de 2022, com a aprovação do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, feito pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Neste manual consta que o motorista por aplicativo que for pego sem a EAR sofre a multa e, ainda de quebra, sofre uma punição com 7 pontos na carteira.
Motoristas enquadrados
Primeiramente, vale lembrar que não são todos os condutores que precisam da EAR, apenas aqueles que se enquadrem nas seguintes categorias:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Taxistas;
- Mototaxistas;
- Motofretistas;
- Transportadores escolares;
- Motoristas de aplicativos de transporte individual;
- Transportadores de passageiros e cargas em geral.
Mas mesmo com essas regras de multa e punção na pontuação, os motoristas têm o sistema de pontos flexibilizado. O limite para esses profissionais é de até 40 pontos na carteira, de acordo com a Lei nº 14.071/20, que está funcionando desde 12 de abril de 2021.

Para não ser enquadrado é preciso que tenha o EAR na CNH (Foto Reprodução/Internet)
Essa determinação também prevê que os motoristas têm a possibilidade de zerar a pontuação ao completar 30 pontos, e para isso eles devem participar de um curso de reciclagem preventiva, que vale por no máximo 1 ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como entregadores e motoristas de aplicativo solicitam esse documento?
Para adicionar a EAR na CNH é preciso ir a uma unidade de atendimento do Detran. Também deverá ser feito em seguida os exames de aptidão física e mental, e um exame psicotécnico.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.