Ratinho Jr. já está ciente! Nova lei da CNH chega com tudo no Paraná confirmando o fim de taxa temida aos motoristas, deixando SP e RJ para trás
Ratinho Jr. (PSD) foi eleito governador do Paraná nas eleições de 2018, e reeleito nas votações de 2022. Sem dúvidas, o administrador tem o carinho dos paranaenses e possui uma boa gestão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, por falar em sua boa gestão, Ratinho Jr. sancionou uma lei que atingiu em cheio o Detran-PR, chegando aos motoristas em Curitiba e em todo estado uma isenção crucial em uma temida taxa.
Confirmando o fim de uma cobrança envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Ratinho Júnior, sai na frente em disparada, deixando São Paulo e Rio de Janeiro no chinelo com a novidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, veja todos os detalhes reunidos pelo TV FOCO sobre essa isenção crucial que atinge a CNH de milhões de motoristas no Paraná e fique por dentro de tudo sobre a lei que chegou com tudo esse ano.
Nova lei no Paraná atinge a CNH e crava isenção de taxa
De acordo com o portal ‘Detran-PR’, no dia 12 de dezembro do ano passado, Ratinho Jr., sancionou uma nova legislação prevendo o fim de uma taxa muito temida pelos motoristas no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, a cada tantos anos, a depender da faixa etária, os motoristas precisam renovar a sua CNH, e isso exige os exames médico realizados lá no início do processo de obtenção do documento.
Ou seja, o condutor precisa realizar novamente os exames de visão, audição e reflexos, e até mesmo psicológicos, caso necessário. Dessa forma, é necessário pagar uma taxa ao Detran.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se destacando entre os estados e deixando SP e RJ para trás, o governador do Paraná determinou a isenção de taxas em caso de exames inconclusivos, já que assim exige a realização de novos exames.
Paraná a frente de outros estados
De acordo com o Detran-PR, essa isenção ocorre somente nos casos em que o condutor retorne à clínica do órgão de trânsito em no máximo 30 dias para realizar novamente o exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, a partir deste ano, o Detran-PR vai expandir a oferta de exames de saúde para motoristas em mais municípios, visando maior transparência e praticidade.
Com isso, clínicas de todos os 399 municípios poderão se credenciar para oferecer exames necessários para habilitação ou renovação da CNH, facilitando o acesso dos paranaenses a esses serviços.
Atualmente, apenas clínicas de cerca de 100 cidades com Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans) podem realizar os exames, o que, muitas vezes, obriga os motoristas a viajarem para outros municípios.
Além disso, o novo processo inclui a marcação de consultas por georreferenciamento, garantindo que os motoristas possam realizar os exames em clínicas próximas à sua localização.
Ademais, também está prevista a implementação de um tempo de tolerância de 10 minutos para atrasos, evitando conflitos e remarcações.
Por fim, vale evidenciar também, que, a lei ainda altera as taxas de alguns exames com base em tabelas nacionais de referência. Destacando que, eles não eram atualizadas desde 2011.
Considerações finais
- Ratinho Jr. sancionou uma lei no Paraná que isenta os motoristas de taxas em caso de exames inconclusivos durante a renovação da CNH.
- O estado se destaca ao oferecer mais acesso a exames, com clínicas de todos os 399 municípios podendo realizar esses procedimentos.
- A medida também inclui a marcação de consultas por georreferenciamento e uma tolerância de 10 minutos para atrasos.
- Essas mudanças colocam o Paraná à frente de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, melhorando o atendimento aos motoristas e tornando os serviços mais acessíveis e eficientes.
Como tirar carteira de motorista?
Para quem não sabe, para tirar a CNH no Brasil, é necessário atender aos seguintes requisitos básicos:
- Ser maior de 18 anos para a categoria B (carros de passeio) e para a categoria A (motocicletas);
- Saber ler e escrever;
- Possuir documento de identificação (RG ou equivalente);
Dessa forma, basta dar entrada no processo em uma autoescola. Após a aprovação nos exames obrigatórios, médicos e psicológicos e fazer aulas teóricas e práticas.
Além de garantir a aprovação nas provas teóricas e práticas. Assim, ao final de todo esse processo, com um bom desempenho, você terá a sua CNH.
Confira mais matérias sobre atualidades clicando aqui.