Martelo batido: Nova lei das placas de carros entra em vigor e você pode tomar multa grave se não ficar atento

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lei das placas de carros (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Motoristas são pegos de surpresa com nova lei das placas de carros que traz multas graves

Está em vigor a nova lei das placas de carros, trazendo mudanças significativas que todos os motoristas precisam conhecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a implementação dessa legislação, o não cumprimento das novas normas pode resultar em multas graves, exigindo atenção redobrada por parte dos condutores.

Este marco regulatório tem como objetivo padronizar e melhorar a identificação veicular, mas para evitar penalidades, é fundamental estar bem informado sobre as alterações e garantir que o veículo esteja em conformidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei de placas de carros (Foto: Reprodução, Montagem – TV Foco)

Em um passo importante para combater crimes como furto, roubo e receptação de veículos, a Lei nº 14.562, de 26 de abril de 2023, criminalizou a adulteração de placas de reboques e semirreboques. A nova lei equipara este tipo de crime à adulteração de placas de veículos automotores, punindo os infratores com reclusão de quatro a oito anos e multa.

Antes da lei, apenas a adulteração de placas de carros, motos e caminhões era considerada crime. Reboques e semirreboques, por sua vez, ficavam em uma lacuna legal, facilitando a ação de criminosos que buscavam ocultar a origem dos veículos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com comunicado publicado em site do Governo Federal, com a nova lei, essa lacuna foi fechada, e agora qualquer tipo de placa de identificação veicular, incluindo as de reboques e semirreboques, está protegida pela legislação. 

Regra sobre placas de carros prevê multa e até prisão (Foto: Agência Brasil)

O objetivo é dificultar a identificação dos infratores e, consequentemente, reduzir o número de crimes relacionados a esses veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crime inafiançável

Além da reclusão e multa, o infrator pode ter o veículo apreendido. O crime também é considerado inafiançável, o que significa que o autor não poderá pagar fiança para ser libertado enquanto aguarda julgamento.

Placas de carros – Foto: Internet

A criminalização da adulteração de placas de reboques e semirreboques é um importante passo para aumentar a segurança nas rodovias e proteger os proprietários desses veículos. A medida também contribui para o combate à criminalidade organizada, dificultando a ação de quadrilhas que se dedicam ao furto, roubo e receptação desses veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que fazer se presenciar a adulteração de uma placa de carro?

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Sair da versão mobile