Sancionada por Lula: Nova lei do CPF em vigor assusta brasileiros e traz fim de uma era a 12 documentos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Lula e mulher segurando o CPF (Fotos: Reproduções / Wilton Junior/Estadão Conteúdo / Freepik)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei, que está em vigor, traz o fim de uma era em doze documentos e atinge diretamente o CPF

No ano passado, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma a Lei 14.534/23, que traz o fim de uma era em doze documentos e atinge diretamente o CPF. No entanto, poucos brasileiros sabem sobre a mudança, que está em vigor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 25, reunimos todas as informações sobre o fim de uma era nos documentos. A mudança ocorre após o Cadastro de Pessoa Física (CPF) se tornar ou o único número de identificação que aparecerá em documentos no Brasil a partir deste ano.

Desse modo, o CPF será o único número de identificação aceito nas relações entre o indivíduo e o poder público, segundo informações do portal Estadão. Com a mudança, o RG será dispensado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Lei 14.534/23 determina que: “O órgão emissor deverá, na emissão de novos documentos, utilizar o número de inscrição no CPF como número de registro geral da Carteira de Identidade”.

De acordo com o Governo Federal, a mudança ocorre para unificar os documentos, os dados em serviços públicos e até mesmo trazer mais segurança para os brasileiros. Agora, novos documentos também terão apenas a inclusão do CPF, excluindo a necessidade de números próprios para cada tipo de documentação, como ocorre com o RG.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOVA CARTEIRA

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) terá algumas novidades para promover a segurança do cidadão e diminuir as chances de fraude ao eliminar uma possível duplicidade na identificação do cidadão. São elas:

Por conta do novo documento, que terá o foco no CPF, o RG só irá valer até o ano de 2032, de acordo com informações do UOL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas. Mas, a segunda via é paga e a taxa varia de estado para estado.

FIM DE DOCUMENTOS

Os documentos que terão somente o número do CPF e terão o fim de uma era em seus números são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMO FAÇO PARA CONSULTAR O CPF?

O CPF já é um dos documentos mais importantes entre os brasileiros. Mas, poucos sabem como consultá-lo. Desse modo, nós iremos ensinar:

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile