Pode comemorar: Nova lei do IPVA em SP aprovada começa a valer a milhares em 2026

Uma nova lei que garante a isenção do IPVA para milhares de pessoas já está valendo em São Paulo agora em 2026
Para este ano de 2026 já está valendo uma nova lei do IPVA em São Paulo, com milhares de motoristas beneficiados por uma isenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro de todas as novidades para saber se o seu veículo se enquadra nessa possiblidade de não arcar com o imposto.
De acordo com o portal do Governo de São Paulo, em dezembro de 2025 o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou a lei que isenta mais um grupo de motos do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se dos modelos que atingem até 180 cilindradas, o que faz com que mais de 4,3 milhões de pessoas passem a ficar isentas do imposto.
Esse número representa mais de 76% de toda a frota de motos no estado de São Paulo, que conta com mais de 5,7 milhões de veículos de 2 rodas.
A isenção já está válida para esse ano de 2026, para os motociclistas que estiverem em situação regular de registro e licenciamento.
A ideia dessa nova lei é amenizar os gastos dos trabalhadores que utilizam o veículo para o serviço, principalmente entregadores de aplicativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o valor do IPVA em São Paulo?
O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro. Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.
Por exemplo, se seu carro custa 50 mil reais e tem menos de 20 anos de fabricação, o IPVA será no valor de 2 mil reais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para motos e similares, caminhonetes, ônibus e microônibus é de 2%. No caso de caminhões a taxa é de 1,5%.
Por fim, para veículos de locadoras registrados em São Paulo é de apenas 1%. Por isso o preço varia de ano para ano, geralmente diminuindo o valor.
Carros fabricados há mais de 20 anos estão isentos
Todos os estados brasileiros contam com a isenção do IPVA de acordo com o ano de fabricação do veículo e em São Paulo é de 20 anos.
Portanto, todos os veículos fabricados de 2006 para trás, não precisam arcar com o pagamento do imposto, se livrando já agora em janeiro.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br