Encerramento de atividades: O fim de fábrica amada de SP após 23 anos por venda a gigante paulista
O fim de uma das maiores fábricas de São Paulo com encerramento das atividades e venda confirmada a gigante
Fábrica e cadeado (reprodução - internet)
Uma das maiores empresas do Brasil decretou o fim oficial após 23 anos de produção
Uma das maiores fábricas de embalagens que já existiu em São Paulo, ficou em produção apenas por 23 anos até encerrar as atividades.
Essa empresa fez sucesso nos anos 40, conquistou a graça do público e conseguiu se manter firme por mais de 2 décadas.
A IBESA, ou indústria Brasileira de Embalagens foi fundada em 1945 em São Paulo e foi pioneira na fabricação de refrigeradores a querosene da marca Gelomatic.
A partir de 1945, a Ibesa surgiu após a compra da fábrica de tambores Mauser & Cia, da Alemanha.
Essa empresa operava no Brasil desde o ano de 1938 produzindo recipientes para Gás e tambores de aço.
Entretanto, por motivos políticos referentes a segunda guerra mundial, ao qual a Alemanha foi uma das pioneiras, o terreno foi embargado e leiloado.
Hoje em dia, o terreno que era a fábrica está localizado o SESC Pompéia.
Já em 52, a empresa passou a fabricar refrigeradores a querosene com a marca IBESA Gelomatic.
Inicialmente, a empresa produzia geladeiras para áreas rurais onde a eletricidade não havia chegado.
Além disso, a empresa passou, em pouco tempo, a fabricar refrigeradores elétricos e frigobares, conhecidos como Ibesinhas.
Em 68 a Ibesa foi comprada pela Indústria Pereira Lopes, que fabricava refrigeradores da marca Clímax.
Mas, com a fusão, a empresa passou a se chamar Pereira Lopes Ibesa Indústria e Comércio, mas, ainda com a produção dos refrigeradores Gelomatic.
Portanto, em 1975, com a baixa nas vendas, os refrigeradores foram descontinuados.
Além disso, em 83 a empresa se tornou Climax Indústrias e Comércio, depois, foi absorvida pela Electrolux, onde se mantém.
Conclusão final:
Portanto, IBESA, ou indústria Brasileira de Embalagens foi fundada em 1945 em São Paulo e foi pioneira na fabricação de refrigeradores a querosene da marca Gelomatic.
Além disso, a partir de 1945, a Ibesa surgiu após a compra da fábrica de tambores Mauser & Cia, da Alemanha.
Mas, essa empresa operava no Brasil desde o ano de 1938 produzindo recipientes para Gás e tambores de aço.
Entretanto, por motivos políticos referentes a segunda guerra mundial, ao qual a Alemanha foi uma das pioneiras, o terreno foi embargado e leiloado.
Hoje em dia, o terreno que era a fábrica está localizado o SESC Pompéia.
Já em 52, a empresa passou a fabricar refrigeradores a querosene com a marca IBESA Gelomatic.
Inicialmente, a empresa produzia geladeiras para áreas rurais onde a eletricidade não havia chegado.
Além disso, a empresa passou, em pouco tempo, a fabricar refrigeradores elétricos e frigobares, conhecidos como Ibesinhas.
Com a fusão, a empresa passou a se chamar Pereira Lopes Ibesa Indústria e Comércio, mas, ainda com a produção dos refrigeradores Gelomatic.
Em 1975, com a baixa nas vendas, os refrigeradores foram descontinuados.
Em 83 a empresa se tornou Climax Indústrias e Comércio, depois, foi absorvida pela Electrolux, onde se mantém.
QUANTAS FÁBRICAS TEM A ELECTROLUX?
A Electrolux tem várias fábricas no Brasil, incluindo unidades em Curitiba, São Carlos e Manaus. A empresa também está construindo uma nova fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná.
- Curitiba: Duas fábricas que produzem refrigeradores, freezers, aspiradores e lavadoras de alta pressão
- São Carlos: Fábrica que produz lavadoras de roupa, freezers e fogões
- Manaus: Fábrica que produz condicionadores de ar e microondas
Mais lidas
ver todas- R$ 24M: Casares bate martelo sobre contratação de Oscar no São Paulo em 2025 e revela: “Está tudo certo”
- Dona Déa Lúcia fala sobre traição e deixa Huck desconsertado
- Veja como fazer as sobrancelhas crescerem com único óleo essencial enquanto dorme
- Psicografia de Paulinha Abelha traz revelação triste
- Luto: Atriz famosa tem morte confirmada aos 35 anos