Bastidores revelados: Emissora tradicional fechou às portas após crise
Em um desfecho que abalou os corações de seus telespectadores, uma amada emissora, outrora uma das maiores e mais influentes do Brasil, encerrou definitivamente suas transmissões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim trágico dessa gigante da comunicação brasileira, que já foi líder absoluta de audiência, é uma lembrança de como nem mesmo os canais mais consolidados estão livres do fim.
Fundada em 18 de setembro de 1950 pelo renomado jornalista Assis Chateaubriand, a TV Tupi foi a pioneira da televisão brasileira, segundo informações do Wikipédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como parte do poderoso conglomerado de mídia Diários Associados, a emissora rapidamente se consolidou como líder de audiência durante as décadas de 1950 e 1960.
Com uma programação inovadora e cativante, a primeira emissora do país conquistou o público , definindo os rumos da televisão antes mesmo do surgimento da atual líder, a Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mar de dívidas e escândalo : Como essa loja de roupa mais amada foi do luxo à falência no Brasil?
● R$4 milhões em dívidas: Qual é a fábrica de sapatos declarou falência após se afogar em crise em país?
● Falência, despejo e adeus: 3 emissoras de TV, tão grandes quanto à Globo arrastadas para o buraco
No entanto, a chegada da TV Globo em 1967 e sua rápida ascensão ao topo das audiências marcou o início de um período de competição feroz, mas não foi só isso.
Enquanto a emissora dos Marinhos consolidava seu espaço, a Tupi enfrentava crescentes dificuldades financeiras e problemas administrativos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação se agravou. Em julho de 1980, o governo militar decidiu cassar a concessão da TV Tupi, citando sérios problemas financeiros, dívidas com a Previdência Social e má gestão.
A decisão repentina chocou a todos, sendo recebida com muito pesar pelos funcionários e pelos fãs fieis da emissora de televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma tentativa desesperada de salvar a Tupi, os colaboradores no Rio de Janeiro organizaram uma vigília nos estúdios, apelando ao público para que enviasse telegramas ao presidente João Batista Figueiredo.
A campanha resultou em 2 mil mensagens de apoio em apenas um dia, pedindo para que a emissora não fosse fechada.
“Presidente, não deixe fechar essa casa maravilhosa, que tem muita gente precisando trabalhar e é o que nós queremos”, clamavam os telegramas.
Porém, apesar da mobilização e do apelo popular, os esforços foram em vão. Em 18 de julho de 1980, a Rede Tupi saiu do ar definitivamente, deixando uma lacuna insubstituível na televisão brasileira.
Os ativos da emissora foram adquiridos por diversos grupos, incluindo o Grupo Silvio Santos, que fundou o SBT; o Grupo Bloch, que criou a Rede Manchete; e o Grupo Abril, que operou a MTV Brasil.
Embora a Rede Tupi tenha deixado de existir, seu legado permanece vivo. Ela foi responsável por inovações que moldaram a televisão brasileira e influenciaram gerações de profissionais e espectadores.
Quanto custa 1 minuto de propaganda na Rede Globo?
De acordo com o portal portalinsights, um golden break de um minuto no Jornal Nacional custa cerca de R$ 1,9 milhão, segundo valores disponíveis no site comercial da emissora.