Descubra atores brasileiros que brilham nas produções da Globo mas também inspiram e fortalecem a representatividade LGBTQIA+
Quem acompanha as grandes produções da Globo muitas vezes se encanta pelos personagens, sem nem imaginar a vida pessoal dos artistas por trás daquela produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, muitos atores de obras marcantes, como Pantanal, A Grande Família, Os Normais e tantas outras, não apenas são gays como fortalecem a comunidade LGBTQIA+ em nome de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Afinal de contas, essa presença de artistas LGBTQIA+ na televisão reforça diversidade e serve de inspiração para milhões de espectadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Felizmente, essa representatividade na mídia tem crescido de forma expressiva. A cada ano, mais atores assumem suas identidades, contribuindo para que mais pessoas se sintam representadas por meio das telinhas.
Sendo assim, com base em informações do portal O Tempo, separamos alguns nomes que transformam a carreira e a sociedade ao abraçar sua sexualidade de forma aberta e respeitosa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luiz Fernando Guimarães:
Reconhecido por ser o astro de Os Normais, como Rui, Luiz Fernando vive uma relação longa e discreta com o empresário Adriano Medeiros.
Ele ainda serve de exemplo para muitos que buscam equilíbrio entre momentos com a família e carreira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ator, que completa 50 anos de carreira em 2025, é uma das estrelas de “Quem é morto sempre aparece”, que estreia com exclusividade no Telecine no dia 17 de outubro.
Conforme exposto pelo portal O Globo, na trama ele dá a vida ao “Doutor Aloísio”, um excêntrico milionário que vive recluso em sua cobertura high-tech, cercado de obras de arte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A história se desenvolve quando o corpo do personagem é encontrado por Tonho (Augusto Madeira), o porteiro do prédio onde Aloísio mora, dando início a uma série de desencontros e situações hilárias. Marcus Majella também é um dos protagonistas do longa.
Silvero Pereira:
Silvero se destaca como um dos maiores ativistas LGBTQIA+ no meio artístico.
Com trabalhos marcantes em A Força do Querer e Pantanal, ele usa sua visibilidade na arte e sociedade para combater o preconceito e valorizar as diferenças.
Além disso, neste ano de 2025:
- Ele compõe o grupo dos artistas do quadro “Dança dos Famosos”;
- Atuou como o personagem Érico na novela “Garota do Momento”, novela anterior à “Êta Mundo Melhor”.
Marco Nanini:
Ícone do teatro e da televisão, Nanini se abriu publicamente sobre sua sexualidade em 2011.
Conhecido por dar a vida a Lineu, patriarca de uma família do subúrbio em A Grande Família, ele inspira gerações ao mostrar que nunca é tarde para viver de forma verdadeira e autêntica.
Inclusive, de acordo com informações das suas redes sociais oficiais, ele divulgou a volta da peça “Traidor”, a qual estará em Recife:
- No Teatro Luiz Mendonça;
- Entre os dias 17, 18 e 19 de outubro de 2025.
Rodrigo Pandolfo:
Ator de filmes como Minha Mãe É Uma Peça e diversas séries de TV, Rodrigo assume sua sexualidade com naturalidade e defende a importância de narrativas LGBTQIA+ nas artes, mostrando que o amor e a liberdade de ser quem se é são universais.
De acordo com as suas redes sociais oficiais, ele também está ativo nos teatros em 2025, com a peça “Coyote”, a qual está com temporada:
- Entre os dias 16 de outubro a 09 de novembro de 2025;
- Na USP Butantã;
- Com ingressos gratuitos.
Luis Lobianco:
Com uma carreira consolidada no teatro, cinema e TV, Lobianco é um dos principais nomes da representatividade LGBTQIA+ no Brasil. Inclusive, ele fala abertamente sobre sua vida pessoal e a luta por igualdade. Atualmente ele se encontra no elenco do remake de Vale Tudo como Freitas.
Como a Globo seleciona seus talentos?
De acordo com o GShow, a Globo seleciona atores por meio de um processo criterioso, que avalia talento, versatilidade e adequação ao perfil do personagem.
O cadastro de talentos e os testes de elenco permitem identificar profissionais preparados para diferentes papéis. Uma equipe especializada acompanha e desenvolve artistas, garantindo qualidade e diversidade no elenco.
Ademais, o objetivo é formar produções envolventes e representativas, com atores alinhados à visão da emissora.
Mas, para saber mais informações sobre outros atores, clique aqui*.