Record paralisa JR com a notícia de um novo documento que substitui o RG, com tiragem gratuita em 2025; Saiba como solicitar e suas vantagens
E, nesta última semana, a Record paralisou o Jornal da Record com o anúncio de uma mudança que impacta diretamente milhões de brasileiros. Trata-se da chegada da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que substitui o antigo RG, já está disponível em todo o país e pode ser emitido de forma totalmente gratuita em sua primeira via.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, com base nas informações expostas na reportagem, trazemos abaixo:
- As diferenças dessa nova identidade;
- O quanto ela se destaca pela sua segurança;
- Como e onde solicitar.
Mas o que muda com a nova identidade?
Em suma, esse novo documento unifica os registros e utiliza apenas o número do CPF como identificação oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o Brasil elimina a possibilidade de que uma mesma pessoa tenha vários RGs emitidos em estados diferentes. Inclusive, um dos principais objetivos é justamente reduzir fraudes e aumentar a segurança das informações pessoais.
Além disso, a CIN conta com recursos tecnológicos inéditos, como um QR Code impresso no documento físico e também disponível na versão digital.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Graças a ele, é possível verificar, em tempo real, a autenticidade da carteira e se ela foi furtada ou roubada, o que facilita também a vida de quem costuma sofrer com perdas do documento.
Estudos apontam que o novo modelo é até dez vezes mais seguro que o antigo RG.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, de acordo com uma reportagem do Jornal Nacional, da Globo, ela supera até mesmo outros documentos usados no dia a dia, como a própria CNH ou carteirinhas profissionais, porque centraliza a identificação em um único número, conforme podem ver por aqui*.
Isso porque essa quantidade de camadas de verificação digital dificulta falsificações, reduz as brechas exploradas por criminosos e garante maior confiabilidade em transações financeiras, contratos e serviços públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como solicitar a Carteira de Identidade Nacional?
A emissão da CIN já começou em todos os estados brasileiros desde 2023.
Para solicitar, basta o cidadão procurar os devidos postos de identificação civil de seu estado com:
- CPF regularizado;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Lembrando novamente que a primeira via é gratuita.
MAS ATENÇÃO! A partir de 2032, a nova carteira será obrigatória em todo o território nacional, substituindo de forma definitiva o antigo RG. Até lá, os dois documentos convivem, mas a recomendação é antecipar a emissão para garantir mais segurança no dia a dia.
Mas, para saber mais informações sobre esse e mais documentos necessários, clique aqui*.