Responsável por lançar Xuxa, Angélica e Taís Araújo, além do sucesso da novela Pantanal, TV Machete saía do ar há 20 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
3 min de leitura

TV Manchete, responsável por lançar entre outros nomes: Xuxa, Angélica e Taís Araújo (Imagem: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Responsável por lançar grandes nomes da TV brasileira como: Xuxa, Angélica e Taís Araújo, uma das maiores emissoras de TV do Brasil, TV Manchete,  saía do ar há 20 anos depois de decretar falência.

+Após sofrer cortes na RedeTV, Luciana Gimenez entra em desespero e vende mansão com desconto de R$23 milhões; veja fotos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora que concentrava seu núcleo de produção no Rio de Janeiro tem grandes feitos na memória afetiva dos brasileiros. Foi lá que se deu início a era das apresentadora loiras que comandavam programas infantis como Xuxa, “inventada” por Maurício Sherman, que ficou na emissora entre 1983 à 1986. Depois que foi conquistada pela Globo, Sherman então encontrou Angélica que ficou na emissora até 1993 antes de migrar para o SBT.

A TV Manchete também foi a primeira emissora a bater de frente com a Globo no quesito teledramaturgia, 1990 ela lançou o ícone Pantanal, trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, que a Globo rejeitou por achar complexa demais. Pantanal foi um estouro de audiência, e um sucesso de público e crítica.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda na teledramaturgia, TV Machete produziu um dos grandes sucessos da TV, a novela Xica da Silva que trouxe fama para Taís Araújo que aos 17 anos causou polêmica ao ter que protagonizar algumas cenas picantes. O então bem sucedido Walcyr Carrasco que estava na geladeira do SBT, escreveu uma novela inteira para outra emissora usando o pseudônimo de Adamo Angel. Como castigo, Silvio Santos o obrigou a escrever uma novela inteira, Fascinação que ainda ficou por um bom tempo engavetada.

+Apresentador do SBT entrega gravidez de colega de emissora em programa ao vivo: “Agora todo mundo já sabe”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Victor Wagner viveu o Contratador João Fernandes na novela Xica da Silva, da Manchete. (Foto: Reprodução)

A TV Machete também era muito querida pelo público infantil. Foi lá que a saga de grandes heróis japoneses começou como: Jaspion, Nija Jiraya e Changeman. Foi lá também que o grande sucesso Cavaleiros do Zodíaco começou, já na fase mais complicada para emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apresentadores famosos também passaram pela emissora como Raul Gil, Eliakim Araújo e Leila Cordeiro. A Manchete também batia de frente com a Globo nas transmissões do carnaval, onde chegou pegando os direitos de transmissão da emissora dos marinhos.

Em seu momento mais complicado, funcionários chegaram a fazer greve e a última novela produzida pela emissora não chegou a ser finalizada e teve em seu último capítulo, os finais dos seus personagens narrados por um locutor. A novela era Brida, inspirada na obra de Paulo Coelho e estrelada pela atriz: Carolina Kasting e Leonardo Vieira. A produção teve apenas 54 capítulos.

Cristina Oliveira em cena da novela “Pantanal”, da extinta TV Manchete
(Foto: Divulgação)

Após decretar falência, a família Bloch, proprietária da emissora passou a concessão para os proprietários da RedeTV, dos empresários Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho.

Xuxa e Angélica (Foto: Divulgação / TV Globo)

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Sair da versão mobile