Rugas, cabelo danificado e unhas quebradas: 5 sinais de estresse na pele e como reverter o envelhecimento

5 sinais de estresse na pele e como reverter o envelhecimento, surgimento de rugas, cabelos danificados e até unhas quebradiças
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Antes e depois de rugas e cabelo danificado (Fotos: Reproduções / Canva / Freepik)

Pele dá sinais do envelhecimento, como surgimento de rugas, por motivo comum

De fato, muitas mulheres dedicam horas do seu dia aos cuidados com a pele, cabelo e unhas para evitar problemas como rugas, danos e quebras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, poucas sabem identificar os primeiros sinais de que a pele está sobrecarregada pelo estresse e, mais importante, como reverter esse processo.

Nesta terça-feira, 11, iremos revelar cinco sinais de alerta que indicam que sua pele está pedindo ajuda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O dermatologista e especialista Amilton Macedo explicou ao portal Beleza na Web quais são os principais fatores que afetam a saúde da pele, cabelo e unhas.

Rugas

Primeiramente, o estresse estimula a produção excessiva de cortisol, hormônio que, em altos níveis, compromete a produção de colágeno e elastina.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essas substâncias são fundamentais para manter a pele firme e jovem. Com isso, o aparecimento de rugas e linhas finas se torna mais evidente.

Mulher com rugas (Foto: Canva)

Acne

Quando o estresse é intenso, o sistema imunológico pode ficar enfraquecido, favorecendo a proliferação de bactérias ruins na pele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o aumento do cortisol estimula a produção excessiva de sebo, o que pode levar ao surgimento de espinhas e cravos.

Unhas quebradiças

Além disso, muitas pessoas manifestam o estresse e a ansiedade através de hábitos prejudiciais às unhas, como roê-las ou esfregar os dedos constantemente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse atrito pode afetar a estrutura das unhas, causando deformações e tornando-as mais frágeis e quebradiças.

Queda de cabelo

O estresse também pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo devido à produção excessiva de cortisol.

Isso interfere na nutrição dos fios, pois a oleosidade libera estriol, um hormônio que bloqueia a absorção de nutrientes pelo folículo capilar, resultando em fios enfraquecidos e queda excessiva de cabelo.

Doenças de pele

Além dos impactos estéticos, o estresse pode desencadear ou agravar problemas dermatológicos como dermatite atópica, psoríase, rosácea e herpes labial.

Como reverter os danos

Desse modo, para minimizar os efeitos do estresse na pele, unhas e cabelo, o dermatologista Amilton Macedo recomenda algumas estratégias:

Mulheres praticando exercícios (Foto: Canva)

Como prevenir rugas ?

Por fim, se o objetivo é retardar os sinais do envelhecimento e manter a pele saudável, siga estas dicas infalíveis:

Mulher passando protetor solar (Foto: Canva)

Considerações finais

Em suma, o estresse pode impactar significativamente a saúde da sua pele, cabelo e unhas, causando desde acne e rugas até queda capilar e doenças dermatológicas.

Por isso, adotar uma rotina de cuidados adequada e encontrar maneiras de aliviar o estresse são passos essenciais para manter a beleza e a saúde em dia.

Veja mais notícias sobre o cuidado com a pele clicando aqui.

Autor(a):

Formação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, é colunista do portal TV Foco desde 2020, com foco em beleza, televisão e celebridades. Com apuração jornalística rigorosa, tem como compromisso informar o público com credibilidade e precisão. Apaixonada por moda e pelo universo das celebridades, acompanha de perto as principais tendências e acontecimentos. Antes disso, atuou como assessora de imprensa e redatora.

Sair da versão mobile