Tchau, CNH e Paes ciente: Lei de trânsito crava proibição gravíssima a motoristas do RJ com 2 punições

O levantamento do IBGE apontou que o estado do Rio de Janeiro tem uma frota com cerca de 7,9 milhões de veículos.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Entenda regras do Código de Trânsito Brasileiro (Foto: Agência Brasil)

Por causa do aumento no fluxo de veículos nas ruas cariocas, a fiscalização está mais rígida, atingindo em cheio os condutores que não cumprem as regras

O levantamento mais recente do IBGE apontou que o estado do Rio de Janeiro tem uma frota com aproximadamente 7,9 milhões de veículos. Na capital, onde o movimento é mais intenso, se concentra a maior parte deles, representando 6,4% dos dados nacionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante de um número tão alto, este ano, o prefeito Eduardo Paes tem trabalhado com os órgãos de fiscalização em busca de controlar a demanda nas ruas, na intenção de diminuir os índices de acidentes e práticas ilegais. Por isso, os motoristas devem se atentar às informações.

Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro prevê 240 infrações com penalidades divididas entre leves, médias, graves e gravíssimas, válidas aos condutores de todas as idades. Ou seja, quanto maior a gravidade, maior a punição, incluindo o cancelamento da carteira e a aplicação de multas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Artigo 208 do CTB, aparecem as condutas referentes aos sinais de semáforo. Obviamente, todo motorista que tem CNH já sabe da proibição expressa sobre a passagem no sinal vermelho. Ainda assim, há quem descumpra, colocando a própria vida e também a dos outros em risco.

No entanto, isso é classificado como uma infração gravíssima, rendendo 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Segundo o Detran, para manter o direito de poder marcar até 40 pontos no documento, o dono não pode ter cometido nenhuma infração gravíssima.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em contrapartida, ao atravessar ao sinal vermelho, o condutor ainda fica sujeito à queda do limite para 30 pontos, podendo chegar a 20, se repetir o ato. Se houver soma de pontuação em situação de flagrante, a suspensão da CNH acontece de forma imediata em alguns casos.

Furar o semáforo fechado é infração gravíssima, rendendo multa e 7 pontos na CNH (Foto: Agência Brasil)

O que acontece se minha CNH for suspensa?

O período de suspensão varia entre 6 meses e 2 anos, dependendo do nível de gravidade das infrações cometidas. Ainda assim, segundo o Detran, após cumprir o prazo, o motorista pode passar pelo curso de reciclagem, realizar os exames e se habilitar novamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O motorista pode se habilitar novamente, após cumprir prazo imposto pelo Detran (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre a CNH!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile