Paulo Gustavo recria personagem e se desculpa por blackface: "Peço desculpas se ofendi ou magoei alguém”

22/06/2016 às 12:34 · Tempo de leitura: 3 minutos

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Após ser acusado de racismo por interpretar a personagem Ivonete, um mulher negra e caricata, e de praticar blackface,  que é uma técnica de maquiagem em que pessoas brancas pintam-se de negras para imitá-las de forma caricata, Paulo Gustavo fez uma nova postagem no sábado (18), com a personagem sem maquiagem, e se desculpou pelo acontecido.

“Nesses últimos dias li, ouvi, pensei e entendi que há uma longa discussão sobre o uso de “blackface” muito anterior e muito maior do que eu, minha carreira, minha personagem e o 220 volts, por isso decidi refazer a Ivonete sem que ela pareça uma caricatura risível da mulher negra. Ela não é. Ivonete é esperta, crítica, consciente e questionadora. É uma brasileira que passa por todas as dificuldades absurdas que todos passamos como a falta transporte eficiente, sistema de saúde precário, violência, etc etc etc… Ela se revolta, reclama, exige, sofre, mas não perde o rebolado, mantém-se de cabeça erguida, forte, guerreira e sobretudo alegre. Mas o blackface historicamente remete a experiências que são dolorosas para muitas pessoas e, mesmo não sendo a intenção, eu peço desculpas se ofendi ou magoei alguém. Eu posso pintar minha pele, posso fingir, representar, tentar dar voz a essa mulher, mas eu nunca saberei de verdade como é ser uma mulher negra. Nos textos, a alegria da personagem não fazia dela uma alienada, mesmo assim eu compreendi que a negra animada é um estereótipo que os movimentos negros combatem com razão pois na vida real, muitas vezes, não é nada engraçado. Apesar de conhecer e adorar muitas Ivonetes, ser negro no Brasil é difícil sim. Como ser mulher também é difícil; como ser gay também é difícil”, lamentou.

Na continuação do texto, o Paulo ressalta que não teve a intenção de destacar preconceitos e que, na vida pessoal, busca lutar contra eles. Como exemplo, Paulo Gustavo cita ter assumido publicamente seu casamento com o médico Thales Bretas:

“Tanto na minha arte quanto na minha vida pessoal tenho feito o que posso pra tentar transformar o mundo num lugar melhor. Casei com o Thales, assumi isso publicamente, mudei minha certidão. Entendo que temos um grande processo de conscientização sobre o racismo, o machismo e a homofobia no Brasil e ele vem passando por etapas dolorosas. Eu não quero de forma alguma ser agente dessa dor, corroborar com preconceitos e manter o status quo de uma sociedade que necessita melhorar. Todos nós precisamos conversar e pensar mais a respeito. Eu tenho feito isso. Eu e a Ivonete”.

Além do pedido público de desculpas, o humorista afirmou que vai refazer sua personagem.

Tópicos nesse artigo:

Mais lidas

ver todas
  1. R$ 24M: Casares bate martelo sobre contratação de Oscar no São Paulo em 2025 e revela: “Está tudo certo”
  2. Dona Déa Lúcia fala sobre traição e deixa Huck desconsertado
  3. Veja como fazer as sobrancelhas crescerem com único óleo essencial enquanto dorme
  4. Psicografia de Paulinha Abelha traz revelação triste
  5. Tragédia: Ator de novela morre em incêndio ao lado da esposa