A ANVISA proibiu famosa marca de açúcar e arrancou dos supermercados com urgência
A ANVISA é encarregada de estabelecer normas, regras e fornecer apoio para todas as atividades no Brasil. Esta promove a proteção da saúde de todos por meio do controle sanitário da produção e do uso de produtos. Além de serviços sujeitos à fiscalização sanitária. Vale lembrar que, o órgão sempre entra em cena com o intuito de garantir que produtos de qualidade sejam disponibilizados aos consumidores finais. Por falar nisso, a agência bateu o martelo e determinou a proibição da venda por risco à saúde de uma marca de açúcar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Informações do portal ‘G1’, da Globo, de 2014, indicam que a Anvisa teve que intervir e restringir a venda de um lote de açúcar cristal da marca Nevada. Àquela época, a razão do bloqueio foi anunciada e surpreendeu todos os consumidores.
Açúcar cristal da marca Nevada, proibido pela Anvisa (Foto: Reprodução, Folha Vitoria)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma publicação no ‘Diário Oficial’, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária revelou que alguns testes no açúcar apontaram a presença de excremento e também de pelos de roedor que estavam acima do limite de tolerância estabelecido.
A Anvisa urgentemente proibiu a venda do lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada na época, com validade até (07) de março de 2016, e foi retirado das prateleiras dos supermercados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, a Nevada segue na ativa, visto que apenas aquele lote teve a comercialização proibida pela Anvisa. Assim, todo o restante de seus produtos podem ser encontrados nas prateleiras dos supermercados.
Qual açúcar é mais saldável?
Segundo o Tjdft, dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Açúcar (Foto: Reprodução, UFG)
Contudo, mesmo os tipos de açúcar com menor processamento devem ser utilizados com moderação. Isso pois apresentam alto valor calórico”, explica a analista técnica de Políticas Sociais Simone Costa Guadagnin. Ela faz parte da Coordenação de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE